01/06/2022

Vereadores aprovam criação de um cargo de diretor do Setor de Cultura Alemã

Objetivo é manter viva a tradição da cultura e da língua alemã em Nova Petrópolis

O Projeto de Lei do Executivo nº 045/2022 foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira, 31 de maio. A matéria legislativa altera a redação da Lei Municipal nº 3.598/2006 – Plano de Carreira dos Servidores do Município, propondo a criação de um cargo de diretor do Setor de Cultura Alemã.

Conforme a Administração Municipal, o motivo da criação do cargo reside na necessidade de especializar-se o Departamento de Cultura e, também, para desacelerar o movimento observado de redução na difusão da cultura alemã no Município.

Apesar de o idioma alemão ter sido instituído como língua estrangeira moderna no âmbito do ensino público municipal de Nova Petrópolis, sendo ministrado a partir do 1º Ano do Ensino Fundamental, conforme disposto na Lei Municipal n° 4.040/2010, de 17 de dezembro de 2010, nota-se, segundo a Prefeitura, que é cada vez menor o interesse de crianças, adolescentes e mesmo adultos pelos aspectos da cultura alemã, alicerce de Nova Petrópolis.

“Embora não se descuide da importância do ensinamento de outras culturas e idiomas, a cultura alemã, em especial a língua, é a raiz da fundação do Município, e entende-se a sua relevância dentro do contexto multicultural hoje vigente. Assim, par manter o esforço da difusão cultural geral no município, entende-se que a cultura alemã ainda carece de especial atenção, para que Nova Petrópolis não deixe que se perca, no tempo, a sua origem”, afirma a vereadora e líder de governo, Kátia Regina Zummach (PSDB).

CRÉDITO DA FOTO: Jordana Kiekow | Comunicação CVNP