29/07/2021

Aprovados projetos de lei que autorizam a contratação emergencial de pessoal

Serão contratados oito profissionais para atuação no município

Os Projetos de Lei 068/2021 e 069/2021, do Executivo Municipal, foram aprovados na Sessão Ordinária do dia 27 de julho. Confira:

Projeto de Lei 068/2021: propõe a contratação emergencial e temporária de um psicólogo, um nutricionista, um técnico em enfermagem, um médico pediatra, um auxiliar de serviços gerais e um assistente social.

A contratação de um psicólogo se faz necessária devido à exoneração da servidora Renata de Castro Schindel. Já as contratações de um nutricionista e um técnico em enfermagem decorrem da concessão de licença maternidade às servidoras Gabriela Betemps Vaz da Silva e Zuleide Veridiana Rambo Schneider.

O médico pediatra deve ser contratado para suprir o afastamento para tratamento de saúde da servidora Eggi Grings. A contratação de um auxiliar de serviços gerais se faz necessária por conta do aumento da demanda de higienização na estrutura pública de saúde, como medida adicional de enfrentamento à pandemia causada pela COVID-19.

Por fim, a contratação de um assistente social também faz parte da política de combate à pandemia de COVID-19, que consigo trouxe consequências econômicas e sociais. O desaquecimento dos meios de produção, do comércio, do turismo e da prestação de serviços, que é um reflexo da pandemia, causou um aumento das taxas de desemprego no país, conforme se verifica diariamente nas notícias divulgadas pelos veículos de comunicação. O crescimento do desemprego e as dificuldades econômicas em geral, por sua vez, culminaram em um aumento da procura por medidas assistenciais, o que elevou o trabalho da equipe do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). Portanto, tornou-se necessário reforçar o quadro de assistenciais sociais, como forma de manter-se hígido o esforço no enfrentamento à pandemia e seus reflexos.

“Atualmente, temos diversos profissionais que estão afastados por conta da saúde ou porque possuem familiares que estão passando por tratamento de saúde. Isso gera uma defasagem e, neste momento de pandemia, é extremamente necessária a presença de profissionais no setor da saúde”, ressalta a vereadora Kátia Regina Zummach (PSDB).

Projeto de Lei 069/2021: autoriza a contratação emergencial e temporária de um operário e um auxiliar de serviços gerais para suprir a demanda da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio.

A contratação de um operário se faz necessária por conta do falecimento do servidor Elton Jorge Weber. Já a contratação de um auxiliar de serviços gerais se faz necessária para substituir a servidora Ivonete Teresinha dos Santos, que está em tratamento de saúde.

Crédito da foto: Jordana Kiekow | Comunicação Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis