02/04/2019

Representante de comunidade e secretário de educação comparecem à sessão para explicar projetos

Projeto para escola Luiz Loeser e explanação sobre o conselho da cidade educadora foram apresentados.

A sessão ordinária do dia 1º de abril foi marcada pela presença do presidente do presidente da Associação Cultural e Recreativa Canto Amizade, de Vila Olinda, do arquiteto Odilzo João Perte e do secretário de educação Ricardo Lawrenz.

O objetivo foi explicar um projeto para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Loeser, na localidade de Vila Olinda. O arquiteto elaborou um projeto para expandir a escola e substituir uma parte que está muito antiga. Além disso, na parte mais aos fundos do terreno, está prevista a construção de uma linha de tiro para a prática e campeonatos de tiro ao alvo. Ricardo Lawrenz disse que esta obra ficará a cargo da sociedade construir, já a expansão da escola será feita pela Prefeitura e deve começar no segundo semestre deste ano. “Tivemos um superávit de recursos para educação ano passado e este ano isso irá se repetir. Esta verba está reservada para esta obra, que deve ser concluída ano que vem.”

O secretário Ricardo, junto ao professor Irineu Lasch, explanaram sobre o projeto de lei 015/2019, que cria o Conselho da Cidade Educadora em Nova Petrópolis. “O conselho é para fortalecer e reunir o maior número de lideranças para organizar e realizar projetos sobre as cidades educadoras. A ideia é que, além das escolas, a própria comunidade também participe da educação”, explicou o secretário. O professor Irineu afirmou que o objetivo é colocar a educação como foco mais importante da cidade e que a meta do conselho é definir ao menos uma temática central a ser trabalhada por toda a comunidade. “Cada representante do conselho vai olhar para sua realidade. Não só escolas, mas famílias, empresas, poder público vão participar. É importante que o conselho se crie para dar andamento aos projetos.”