27/03/2024

Presidente da Câmara apresenta projeto que institui o Abril Azul, dedicado a conscientização sobre o TEA

No Brasil, conforme estudos, há cerca de dois milhões de pessoas com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista(TEA), que compromete a comunicação, socialização e o comportamento do indivíduo.

O vereador Alexandre da Silva(PSB), teve aprovado o Regime de Urgência no projeto de Lei 001/2024 que apresentou na sessão ordinária prevendo a instituição e incluindo no calendário oficial do município de Nova Petrópolis o mês de Abril Azul, dedicado a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA.

A matéria que será votada na próxima sessão, dia 02 de abril, tem o intento de estimular a adesão de toda a sociedade no compromisso de discussão, promoção das ações relativas ao TEA. “A intenção é a inclusão de ações no calendário oficial do município para o desenvolvimento de atividades, informações com foco na conscientização e educação da sociedade e segmentos do comércio e serviços sobre o Transtorno do Espectro Autista”, disse o vereador. A proposta prevê que no mês de abril, segundo critérios de oportunidade e conveniência, poderão ser realizadas campanhas de esclarecimento e outras ações educativas sobre o autismo, por meio de parcerias com instituições ou entidades.

Alexandre justifica que o objetivo do projeto também é impulsionar o compromisso político e de cooperação institucional para investimentos maiores na saúde e também atividades laborais das pessoas com o transtorno, melhorando o desenvolvimento e a qualidade de vida dos autistas e seus familiares. “A apresentação do Projeto de Lei é também em atendimento ao pedido dos familiares que criaram em Nova Petrópolis a União das Famílias Atípicas(UFA), e que no mês de abril já estará desenvolvendo várias iniciativas no município”, disse o legislador ao lembrar que já no dia 07 de abril haverá uma caminhada de conscientização sobre o autismo com saída prevista do Parque do Imigrante.

O Autismo quando há o desconhecimento da sociedade, pode ser mau interpretado e segundo Alexandre da Silva, isso precisa ser desmistificado. O projeto também enfatiza o trabalho voluntário na causa e pede mais envolvimento do poder público alertando para a necessidade de um atendimento mais adequado. “O mês de abril está chegando e por isso pedi o Regime de Urgência no projeto para que possamos trabalhar de forma conjunta essas questões”, concluiu o legislador.

Crédito da Foto: Antonio Brito / Comunicação Câmara de Vereadores

Fonte: Câmara de Vereadores Nova Petrópolis