20/12/2023

Aprovado projeto de lei que denomina rua de “Roque Ubaldo Hillebrand”

Via está localizada no Loteamento Pommerland, em Linha Imperial

O Projeto de Lei do Poder Legislativo nº 014/2023, de autoria do vereador Alexandre da Silva (PSB), foi aprovado na sessão ordinária de terça-feira, 19 de dezembro. A matéria legislativa denomina de Rua Roque Ubaldo Hillebrand a Rua B do Loteamento Pommerland, situado na localidade de Linha Imperial.

Conforme a justificativa do projeto de lei, Roque Ubaldo Hillebrand nasceu em 31 de agosto de 1941 e faleceu na UTI do Hospital Conceição de Porto Alegre, no dia 10 de novembro de 1986, após 440 dias de grave estado de enfermidade. Era filho de José Hillebrand Filho e Ilca Klement Hillebrand. Foi casado com Elma Anschau com quem teve quatro filhos: Janete, Elton, Pedro e Clóvis.

Desde menino, Roque já participava da comunidade, ajudando na construção da igreja da Linha Imperial. Na sua juventude, fundou e liderou por longo tempo o núcleo da Juventude Agrária Católica da Linha Imperial. Ainda quando solteiro, integrou quase sempre o Conselho Administrativo da Paróquia e integrou o Coral São Lourenço da Comunidade por 15 anos e o Coral da Sociedade Concórdia por 18 anos. Já casado, criou e liderou o Movimento Familiar Cristão (MFC), dedicando-se aos cursos de noivos, a catequese de adultos no Chapadão, e sendo ministro da eucaristia. Seu braço foi decisivo na construção do Pavilhão da comunidade no parque de festas.

Foi fundador e grande líder sindical nesta região, desde Linha Imperial até Linha Araripe. Participava das reuniões em Nova Petrópolis à noite e voltava a pé por 12 km. Co-Inplantador do cooperativismo na região, percorreu casa por casa nos mais distantes rincões deste lugar, sempre com o mesmo ideal, o bem comum.

Encabeçou a Associação de Prestação de Serviços e Assistência Técnica (APSAT), sendo promotor e líder dos grupos de ensilagem. Era também, um multiplicador das iniciativas da EMATER na época. Foi pioneiro no serviço social do Sindicato com a ambulância, fazendo trasporte de pacientes para Porto Alegre. Onde havia uma ponta de esperança, de melhoria social, lá estava o Roque, sempre otimista, alegre e amigo. Roque ainda teve participação importante como presidente na Associação de Pais da Escola Agricola Bom Pastor, onde seus filhos estudavam, sendo um grande apoiador das atividades do Centro Regional de Formação Profissional de Agricultores de Nova Petrópolis (CETANP) em trabalhos de campo, com alunos do curso técnico.

No aspecto da vida econômica, a presença do Roque foi ainda maior, com forte protagonismo e liderança em todo o município, mas, especialmente, na região que hoje é distrito dos Boêmios, onde liderou com seu entusiasmo e credibilidade, a campanha de adesão dos agricultores da região ao sindicato e ao cooperativismo, na fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e na criação da Cooperativa Piá, entidades onde teve marcante participação.

Na época, o padre Arsênio Schmitz iniciou uma fábrica de colchões para fomentar a economia local, e como Roque tinha uma relação muito próxima com o padre, lá estava ele ajudando. Com sua kombi azul, fazia viagens para região de São Francisco de Paula e Cambará do Sul, buscando crinas para confecção dos colchões.

Na atividade agropecuária, foi um "multiplicador" da Assistência Técnica do município, acatando, aplicando e sugerindo novas e melhores tecnologias de produção. Foi visitado, em sua propriedade, por dezenas de agricultores, transmitindo a todos, com sua peculiar capacidade, informações em relação à atividade agropecuária na pequena propriedade.

Roque, além de ter sido forte em sua doença, foi também um incansável batalhador pelo bem comum em toda a sua curta e marcante existência de 45 anos, dois meses e dez dias, deixando um grande legado, lembrado por muitos até os dias de hoje.

CRÉDITO DA FOTO: Jordana Kiekow | Comunicação Câmara Nova Petrópolis