20/12/2023

Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis aprova moção de repúdio à suspensão de licenças para o manejo de javalis

Proposição foi encaminhada pelo vereador Daniel Carlos Michaelsen (MDB)

Na sessão ordinária de terça-feira, 19 de dezembro, a Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis aprovou a Moção nº 005/2023, encaminhada pelo vereador Daniel Carlos Michaelsen (MDB).

A moção repudia à suspensão de licenças para o manejo de javalis. O vereador também solicita a adequação necessária ao Decreto nº 11.615, de 21 de julho de 2023, para restabelecer as autorizações na modalidade de caça, bem como nesse período de transição, manter vigentes as autorizações na modalidade de caça já emitidas e as guias de trânsito dos controladores para que não haja descontinuidade das ações e, na medida da adequação dos sistemas eletrônicos a esta legislação, retome a normalidade das emissões deste documentos, até que venha novo sistema apto para emitir novas autorizações.

De acordo com Michaelsen, o javali é um animal que provoca desequilíbrio ambiental, causa erosão no solo, danos à fauna e flora, prejuízos às lavouras e ameaça a segurança de pessoas e outros animais. “Por se tratar de um animal de grande porte e temperamento bastante agressivo, por onde passa deixa rastro de grande destruição”, afirma Daniel.

Ainda segundo a redação da moção, o javali é a espécie exótica invasora mais combatida no território nacional, é considerada uma das maiores ameaças à biodiversidade, podendo percorrer até 70 quilômetros por dia, o que torna muito difícil o mapeamento e controle das populações. Além disso, uma fêmea pode dar à luz a até duas ninhadas por ano, com mais de dez filhotes por gestação.

“Muitos agricultores de nosso município, de diversas localidades, como Linha Olinda, Nove Colônias, Linha Temerária, Arroio Paixão e São José do Caí, perdem, por vezes, toda sua plantação devido aos estragos feitos por estes animais, que destroem tudo o que vem pela frente, trazendo inúmeros prejuízos, tendo em vista que muitos são hortifrutigranjeiros e tem sua única fonte de renda na agricultura familiar”, explica Michaelsen.

O vereador também destacou que a região é forte no Ecoturismo, com muitas caminhadas em trilhas, onde existe o perigo eminente das pessoas serem atacadas pelos javalis.

“Essa suspensão de novas licenças afetam diretamente ao único método efetivo de combate a proliferação desta espécie nociva através do manejo feito por voluntários que, além de fazer o manejo com recursos próprios, arriscam suas vidas na caça do javali em ambientes de mata fechada de difícil acesso. Esses voluntários também enfrentam com seus cães as adversidades da natureza, como chuva e frio, pois, uma vez iniciado o manejo, os caçadores precisam seguir os cães que são rastreados até a finalização do abate, tendo que atravessar rios e matas”, destaca Daniel.

CRÉDITO DA FOTO: Jordana Kiekow | Comunicação Câmara Nova Petrópolis