Portal Destaque
conteúdo do menu
conteúdo principal

NOTÍCIAS

16/11/2023

Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis homenageia Associação Focinho Amigo

Homenagem foi proposta pela vereadora Kátia Regina Zummach

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Associação Focinho Amigo foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis na sessão ordinária de terça-feira, 14 de novembro. Em ato simbólico, a presidente da Casa Legislativa Municipal, Kátia Regina Zummach (PSDB), proponente da homenagem, entregou uma placa de reconhecimento aos voluntários e a presidente da Associação Focinho Amigo, Ariane Cristina Berti. Durante a sessão, os vereadores destacaram o importante papel da Associação Focinho Amigo, que luta em prol dos animais, com os objetivos de difundir a posse consciente, promover a castração de cães e gatos, denunciar abandono e maus tratos e cobrar pelo cumprimento das leis que protegem os animais.

O requerimento de homenagem à Associação Focinho Amigo foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária de 24 de outubro de 2023. O requerimento foi encaminhado pela vereadora Kátia Regina Zummach.

Em sua fala, Kátia ressaltou a importância de ser voluntário e agradeceu a Associação por lutar em prol da causa animal.

“Ser voluntário é se comprometer com um trabalho sem ter a obrigação de fazê-lo. Ao longo dos anos, venho acompanhando o trabalho da Associação. A dedicação e persistência dos voluntários é algo imensurável, todos sabemos que os animais têm sentimentos e devemos zelar pela integridade deles. O amor, o carinho e os gestos de cuidado dos voluntários salvam a vida dos animais. Foram tantas ações, sempre intermediando os casos de animais abandonados e prezando pelo bem-estar dos bichos. Nós dividimos o planeta com os animais, precisamos aprender a conviver com eles e respeitá-los. A comunidade de Nova Petrópolis reconhece e agradece a cada voluntário da Associação Focinho Amigo, que se esforça para que a causa animal tenha visibilidade”, disse Kátia.

De acordo com a secretária e voluntária da Associação Focinho Amigo, Kassandra Bertóglio Dorneles, de 2015 a abril de 2023, 644 animais foram adotados, entre cães e gatos, e de 2014 a setembro de 2023, foram investidos mais de R$ 1 milhão em despesas veterinárias, como hospedagem, ração e medicamentos.

“Os voluntários da Associação Focinho Amigo dedicam parte do seu tempo e coração em prol dos animais de rua, especialmente cães e gatos. Atuamos há 12 anos em Nova Petrópolis e, nesse período, movimentamos muitas ações, como vendas de produtos da Grife Focinho Amigo, realizações de Bazar e Brechó, palestras em escolas e campanhas para angariar recursos para custear todas as despesas. Para nós, cada vida importa! E nessa persistência e insistência seguimos trabalhando voluntariamente pela causa animal. Temos algumas importantes vitórias, é verdade, reconhecemos e valorizamos cada uma delas, mas, o desassossego por políticas públicas voltadas à causa animal permanece latente. Seguiremos firme lutando pelos nossos objetivos e agradecemos verdadeiramente este reconhecimento desejando que o bem-estar animal também seja pauta de importantes e edificantes discussões e decisões da Câmara de Vereadores”, destacou Kassandra.

Também fizeram uso da palavra os vereadores Alexandre da Silva (PSB), Carlos Antônio Simon (PSDB), Cláudio Antônio Gottschalk (PDT), Daniel Carlos Michaelsen (MDB), Egon Ackermann (Republicanos), Josué Drechsler (MDB), Oraci de Freitas (Progressistas) e Tarcísio Brescovit (Patriota), além do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Luiz Lüdke.

Além de placa de homenagem, os voluntários da Associação Focinho Amigo também receberam um certificado de reconhecimento pelo trabalho realizado em prol da causa animal. Também foi exibido um vídeo com fotos das ações da Associação Focinho Amigo como forma de homenagem.

A homenagem à Associação Focinho Amigo foi transmitida ao vivo e está disponível no YouTube oficial da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, neste link: https://www.youtube.com/watch?v=7nXSj5VYyFI&t=10s.

Histórico da Associação Focinho Amigo

Lutando em prol da causa animal, a Associação Focinho Amigo é uma organização não governamental, formada por voluntários que dedicam parte do seu tempo em prol dos animais, especialmente cães e gatos.

A entidade, que atua em Nova Petrópolis, retomou suas atividades em março de 2011 e, desde então, alcançou muitas vitórias e enfrentou inúmeros desafios.

Os principais objetivos da Associação Focinho Amigo são: difundir a posse consciente de animais, promover a castração de cães e gatos, denunciar abandono e maus tratos e lutar pelo cumprimento das leis que protegem os animais.

A entidade não recolhe animais, nem mantém abrigos, pois, acredita que a responsabilidade pelo bem-estar dos pets é de todos. Os voluntários acreditam que, à medida que as pessoas se sentem parte da solução do problema de um animal maltratado ou abandonado, as dificuldades são divididas e o desfecho é feliz, na maioria das vezes.

Ao longo da sua trajetória, com um constante trabalho, a Associação Focinho Amigo realizou ações de conscientização em escolas e estabelecimentos com grande concentração de público:

- Promoveu feiras de adoção;

- Verificou denúncias de maus tratos;

- Alertou sobre a posse responsável de animais em diversos eventos do Município;

- Realizou eventos culturais com cunho social em prol da entidade;

- Promoveu o Bazar & Brechó Focinho Amigo;

- Diversas outras atividades.

Por muito tempo, por meio de parceria com a Prefeitura, a ONG Focinho Amigo prestava o serviço do preenchimento do cadastro e o acompanhamento para a castração durante os anos de 2013 a 2019.

Destaca-se que a Associação continua empenhada, desenvolvendo diversas ações no município.

A Associação Focinho Amigo conta com o auxílio da comunidade para manter suas atividades. São voluntários de diferentes áreas que dedicam algumas horas do dia em prol dos animais abandonados na cidade, onde o objetivo maior é a castração e a posse consciente.

Representantes da Associação Focinho Amigo também já participaram de reuniões na Câmara de Vereadores quando leis da causa animal estavam em pauta.

 

A atual diretoria é composta:

Presidente – Ariane Cristina Berti

Vice-presidente – Sabrine Adriana Fenner

Secretária - Kassandra Bertóglio Dorneles

Tesoureiro - Osvaldo Humberto Bertoline

 

Demais voluntários:

Ariadna Scunderlick

Ana Cláudia Bertóglio Dorneles

Carla Patrícia Hennemann

Daniela Kloh

Daniele Machado

Gisele Dellalibera

Ingrid Machado

Juelson Thiele

Sabrina Schuster

 

Atualmente, a Associação é composta por 13 voluntários que realizam reuniões a cada 15 dias para discutir e elaborar formas de ajudar os animais. Conta, também, com alguns voluntários que ajudam nos eventos do Focinho Amigo.

Durante estes 12 anos muitos animais já passaram pela Associação, que se orgulha em dizer que a grande maioria conseguiu um novo lar, alguns infelizmente ficaram até o fim de suas vidas com a Associação sem ser adotados, mas a certeza é que foram felizes até o último dia, pois, descobriram o que é amor por meio dos cuidados e zelos dos voluntários.

Atualmente, a Associação Focinho Amigo de Nova Petrópolis se mantém com doações de pessoas da comunidade, com campanhas de arrecadação de recursos para o custeio de algum tratamento específico. Essas campanhas são feitas nas redes sociais da entidade e contam também com repasse de verbas provenientes da participação da Nota Fiscal Gaúcha.

CRÉDITO DAS FOTOS: Jordana Kiekow | Comunicação Câmara Nova Petrópolis

Fonte: Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis