14/11/2023

Autoridades Mirins 2023/2024 são empossadas em Nova Petrópolis

Estudantes foram aprovados no 21º Concurso “Prefeito por Um Dia”

A cerimônia de posse das autoridades mirins 2023/2024 aprovadas no 21º Concurso “Prefeito por Um Dia” aconteceu na terça-feira, 14 de novembro, no Plenarinho da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP). A presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Kátia Regina Zummach (PSDB), e os edis Alexandre da Silva (PSB), Carlos Antônio Simon (PSDB), Oraci de Freitas (Progressistas) e Tarcísio Brescovit (Patriota) estiverem na solenidade.

A prefeita mirim Alanna Sutille Flores, a vice-prefeita mirim Natália Hillenbrand Michaelsen, o assessor mirim da prefeita Bryan Eduardo Weijeumann, e os vereadores mirins 2022/2023 transmitiram os cargos na cerimônia de posse das novas autoridades mirins. Os discursos de despedida destacaram-se pelos agradecimentos à escola, aos professores, pais e colegas e pela excelente oportunidade de aprendizado.

As novas autoridades mirins fizeram o juramento de seu cargo e agradeceram a oportunidade de representar Nova Petrópolis e sua escola. Foram empossados o prefeito mirim Théo Joaquim de Castro; a vice-prefeita mirim Mariana I. A. Schwantz; a assessora do prefeito mirim, Evelyn Padua Sousa; o vereador mirim presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, Wesley Natã M. da Silva; a vereadora mirim 1ª vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, Maya Kiekow; a vereadora mirim 2ª vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, Marilaine Andriele Roth; o vereador mirim 1º secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal, João Pedro Nienow Muller; a vereadora mirim 2ª secretária da Mesa Diretora da Câmara Municipal, Cecília Caetano Mokfa; e os vereadores mirins Manuela de Oliveira Bueno; Bernardo Rafael Kuhn; Valentina Losekann Sena e Felipe Heckler Port.

Para a presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Kátia Regina Zummach, as autoridades mirins têm a experiência de conhecer o trabalho realizado pelo prefeito, vice-prefeito e vereadores.

“Sabemos o quanto essas crianças se dedicaram para estarem aqui tomando posse como autoridades mirins, fazendo parte da história de Nova Petrópolis. Elas aprenderam sobre o histórico do município e estão aqui fazendo o juramento e tendo a oportunidade de conhecer e vivenciar uma sessão. Ser prefeito, vice-prefeito ou vereador é um processo de aprendizagem e conhecer isso desde a escola é essencial para que possamos ter futuros políticos em nossa cidade. Parabéns as novas autoridades mirins”, ressaltou Kátia.

A secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal, destacou a importância do projeto “Prefeito por Um Dia” para a educação dos estudantes.

“É uma emoção enorme estar aqui com essas crianças que se dedicaram para representar Nova Petrópolis. Esse é um projeto que está em funcionamento há muitos anos e devemos valorizá-lo cada vez mais, pois é uma ação de educação para nossos estudantes. Nosso município tem uma educação de qualidade e eu confio nessas crianças, que farão de tudo pelo melhor de Nova Petrópolis. Estamos orgulhosos de todos e estamos à disposição, parabéns pelo empenho e pela conquista”, disse Gislaine.

De acordo com o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, se tornar uma autoridade mirim é um marco na vida dos estudantes.

“Espero que o projeto ‘Prefeito por Um Dia’ sirva de estímulo para que as nossas crianças continuem estudando e conquistando seus objetivos, além de incentivá-los para se tornarem vereadores, vice-prefeito ou prefeito, ou até mesmo ocuparem um cargo de liderança na cidade, mas, acima de tudo, serem bons cidadãos. Agradeço as autoridades mirins que hoje deixam o cargo e desejo sucesso aos novos estudantes”, declarou Wolf.

Também fizeram uso da palavra o vice-prefeito de Nova Petrópolis, Martim Wissmann, e o pastor da Paróquia Evangélica Luterana Bom Pastor da Linha Brasil, Lucas Hirch, que, em nome da equipe ecumênica, deixou sua benção e mensagem. Prestigiaram a cerimônia de posse os estudantes suplentes das autoridades mirins 2023/2024, Luiza Helena da Silva Obermann, Melanie Staudt, Davi Luis Finn, Valentina Voltz da Rocha, Mliena Kirschner Einsfeld, Caio Schumann dos Santos, Bianca Maria Venezian Fernandes, Antônio Pires Junior e ícaro da Rosa Freitas, além de pais, professores, diretores e comunidade em geral.

A Sessão Solene de Posse das Autoridades Mirins 2023/2024 foi transmitida ao vivo e pode ser acompanhada no YouTube oficial da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, neste link https://www.youtube.com/watch?v=xM95eKKKIqM.

CRÉDITO DAS FOTOS: Jordana Kiekow | Comunicação Câmara Nova Petrópolis