Portal Destaque
conteúdo do menu
conteúdo principal

NOTÍCIAS

08/11/2023

Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis homenageia Associação Esportiva Cultural e Recreativa Juvenil de Linha Temerária

Homenagem foi proposta pelo vereador Egon Ackermann

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Associação Esportiva Cultural e Recreativa Juvenil de Linha Temerária foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis na sessão ordinária de terça-feira, 7 de novembro. A homenagem ocorre por conta do título Estadual de Bolão Master Masculino conquistado no dia 20 de agosto de 2023. Em ato simbólico, o vereador proponente da homenagem, Egon Ackermann (Republicanos), entregou uma placa de reconhecimento ao presidente da Associação Juvenil de Linha Temerária, Inácio Luiz Müller, e ao diretor do Departamento de Bolão, Fábio Kich. Durante a sessão, os vereadores parabenizaram os atletas da Associação Juvenil pelo título conquistado e pela dedicação no Campeonato Estadual.

O requerimento de homenagem à Associação Esportiva Cultural e Recreativa Juvenil de Linha Temerária pelo título Estadual de Bolão Master Masculino conquistado no dia 20 de agosto de 2023 foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária de 24 de outubro de 2023. O requerimento foi encaminhado pelo vereador Egon Ackermann.

Em sua fala, Egon parabenizou a Associação Juvenil pelo título estadual e destacou o incentivo da comunidade de Linha Temerária na prática do bolão.

“Estou muito feliz pelo título conquistado pela Associação Juvenil, que muito bem representou nosso município de Nova Petrópolis no Campeonato Estadual. As equipes de bolão são motivos para nos orgulharmos, pois os atletas se dedicam ao esporte. A Associação Juvenil possui quatro canchas de bolão, incentivando os jovens da comunidade a praticarem um esporte que faz parte da nossa cultura alemã. Parabenizo a todos pelo título conquistado, que possamos continuar preservando e incentivando a prática do bolão”, disse o vereador.

Para a presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Kátia Regina Zummach (PSDB), “disputar um campeonato é sempre um momento importante e quando conquistamos o título é muito gratificante. Além da dedicação nos treinos e competições, sabemos que praticar um esporte é momento de reunir os amigos. Parabenizo os atletas da Associação Juvenil pela conquista e que possamos passar essa tradição do bolão as próximas gerações”, destacou.

O vice-prefeito de Nova Petrópolis e secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann, ressaltou a importância das Sociedades para as localidades do município.

“Essas homenagens sempre nos fazem refletir sobre a importância das atividades que temos no município. Devemos valorizar e preservar as nossas Sociedades, pois, sem elas, não existiram essas atividades que nos orgulham, como o bolão, o futebol, os corais e os grupos de danças. A Sociedade é o centro de referência das nossas localidades e desenvolvem um trabalho importantíssimo para nossa cultura e nossa história. Os Poderes Executivo e Legislativo devem ajudar as Sociedades, mantendo as tradições do município”, disse Wissmann.

De acordo com o presidente da Federação de Bolão do Rio Grande do Sul, Enardo Hilário Braun, a tradição do bolão em Nova Petrópolis foi essencial para a conquista da Associação Juvenil.

“O bolão é o esporte da amizade e das confraternizações, com foco nas disputas e nos títulos. A Federação de Bolão do Estado trabalha diariamente, inclusive finais de semana, de forma voluntária, porque amamos esse esporte e porque queremos passar essa cultura para as próximas gerações. Parabenizo a Associação Juvenil de Linha Temerária pelo título Estadual, um conquista imensurável para Nova Petrópolis, uma conquista para o esporte e para a cultura do município”, afirmou Braun.

Para o diretor do Departamento de Bolão da Associação Juvenil de Linha Temerária, Fábio Kich, o título estadual é um orgulho para a cidade de Nova Petrópolis.

“Não é fácil estar a frente de uma comunidade e de um Departamento de uma Sociedade do interior, enfrentamos diversas dificuldades para manter a entidade funcionando. A diretoria precisa ser atuante e os Departamentos também. O bolão é um esporte que está cada vez mais forte no município e na nossa comunidade fazemos um esforço para que os jovens pratiquem o esporte. Por isso, agradeço a todos que sempre nos incentivam a continuar nessa caminhada, a nossa conquista é fruto de muito trabalho e dedicação, estamos muito felizes”, disse Kich.

Também fizeram uso da palavra os vereadores Alexandre da Silva (PSB), Carlos Antônio Simon (PSDB), Cláudio Antônio Gottschalk (PDT), Daniel Carlos Michaelsen (MDB), Josué Drechsler (MDB), Oraci de Freitas (Progressistas) e Tarcísio Brescovit (Patriota).

A homenagem à Associação Esportiva Cultural e Recreativa Juvenil de Linha Temerária foi transmitida ao vivo e está disponível no YouTube oficial da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis.

Histórico da Associação Juvenil de Linha Temerária

A Associação Esportiva Cultural e Recreativa Juvenil de Linha Temerária foi fundada no ano de 1945 e teve a construção da sua sede no ano de 1958. As primeiras canchas de bolão foram instaladas em 1959 e a primeira disputa de bolão foi realizada em 1960.

O primeiro grupo de bolão do clube foi o Grupo de Bolão Masculino Esperança e os outros grupos masculinos são o 2 de Outubro (em atividade desde 1965), Leão do Vale (em atividade desde 1992) e Amizade (inativo). O grupo feminino é o Pioneiras do Vale (em atividade desde 1992). Há também o Grupo de Casais Ponto a Ponto (em atividade desde 1992).

A ampliação e a instalação das novas dependências do Departamento de Bolão com qautro pistas foram feitas em 2006. A modernização do Departamento de Bolão com a instalação de máquinas eletrônicas KOPP foi feita em 2018.

As demais atividades culturais são o Canto Coral (em atividade desde 1967), Baile de Coroação do Mestre e Mestra do Bolão e o tradicional jantar Baile de Kerb.

A modalidade desportiva do bolão faz parte das atividades da Associação Esportiva, Cultural e Recreativa Juvenil desde a década de 1960, sendo que até os dias atuais acontece anualmente a tradicional disputa do Mestre e Mestra do Bolão.

Os grupos de bolão filiados à Associação Juvenil participam há mais de 20 anos dos Campeonatos Municipais, organizados pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto do Município.

Além das competições municipais, o clube também participa de Campeonatos Estaduais e Brasileiros, sendo inclusive filiado à Federação de Bolão do Rio Grande do Sul (FBRGS) de 1990 a 1998, retornando novamente em 2018, onde permanece filiado até o presente momento, envolvendo cerca de 60 atletas nas competições organizadas pela FBRGS, atuando nas 10 categorias citadas a seguir: Juniores; Força Livre Masculino; Master Masculino; Melhor Idade Masculino; Força Livre Feminino; Master Feminino; Melhor Idade Feminino; Grupo de Casais; Bola 16 Masculino e Bola 16 Feminino.

A Associação também incentiva e apoia o aprendizado do bolão disponibilizando a sua estrutura para o ensino da modalidade nos Polos Esportivos do Município, ofertados no contra turno das escolas do Ensino Fundamental, algo que mobiliza os estudantes e envolve toda a comunidade em torno da prática desportiva do bolão.

O Clube possui, atualmente, uma excelente estrutura com quatro pistas de bolão, armadores automáticos e placar eletrônico, o que garante aos atletas associados todas as condições necessárias para a melhor prática do esporte, o que vêm rendendo ao Clube conquistas a nível estadual, como:

 

- Campeão Feminino Força Livre (Série Prata) em 2019

- Campeão Masculino Força Livre (Série Prata) em 2022

- Campeão Estadual de Juniores em 2022

- Campeão Estadual Master Masculino (Série Ouro) em 2023

 

Esta última sendo a maior conquista do Clube até o presente momento, Título Estadual conquistado na cidade de Santa Cruz do Sul no dia 20 de agosto de 2023 e que garantiu ao Clube o direito de sediar em 2024 o Campeonato Brasileiro da Modalidade, que contará com as melhores equipes do Brasil nesta categoria.

 

CRÉDITO DAS FOTOS: Jordana Kiekow | Comunicação Câmara Nova Petrópolis

Fonte: Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis