Portal Destaque
conteúdo do menu
conteúdo principal

NOTÍCIAS

06/11/2023

Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis homenageia Sociedade Canto Amizade da Vila Olinda

Homenagem foi proposta pelo vereador Daniel Carlos Michaelsen

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis homenageou, em sessão solene, a Associação Cultural Esportiva e Recreativa Canto Amizade, pelos 50 anos da Pedra Fundamental da construção da sede própria. A homenagem ocorreu na quarta-feira, 1º de novembro, na Sociedade Canto Amizade da Vila Olinda. Em ato simbólico, o vereador Daniel Carlos Michaelsen (MDB), proponente da homenagem, entregou uma placa de reconhecimento ao presidente da Sociedade da Canto Amizade, Mário Cláudio Becker. Durante a sessão solene, os vereadores destacaram a importância da Sociedade Canto Amizade da Vila Olinda para a cultura e a história de Nova Petrópolis, visto que é composta por diversos departamentos, como o bolão, o tiro desportivo e a dança folclórica, além de ser um local em que vários eventos do município são realizados.

Além da placa de homenagem aos 50 anos da Sociedade Canto Amizade, também foram entregues certificados de reconhecimento aos seguintes departamentos e representantes: Coral Misto Canto Amizade; regente do Coral, Elmário Nienow, pelos 20 anos de regência; Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE) da Vila Olinda; Departamento de Tiro Desportivo; Departamento de Bolão Masculino; Grupo de Bolão Feminino Meninas da Vila; Grupo de Bolão Feminino Amigas do Bolão; Grupo de Bolão Feminino Azaleia e Grupo de Danças Folclóricas Volkstanzgruppe Freundschaftskreis.

O requerimento de homenagem aos 50 anos da Pedra Fundamental da construção da sede própria da Associação Cultural Esportiva e Recreativa Canto Amizade, apresentado pelo vereador Daniel Michaelsen, foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária de 24 de outubro de 2023.

Em sua fala, Daniel destacou a história da comunidade de Vila Olinda e da Sociedade.

“A Sociedade sempre atendeu a população de Nova Petrópolis e os turistas com muita alegria e competência, resultado da união da diretoria da Sociedade e da comunidade de Vila Olinda. Todas as diretorias, desde sua fundação, sempre trabalharam de forma voluntária com seus familiares e comunidade, liderando com o objetivo do progresso e bem-estar da comunidade. Quero reconhecer e agradecer todo o esforço dessa comunidade, visto que enfrentaram momentos de dificuldades, mas, mesmo assim, continuaram sua história. Nossos antepassados sonhavam com um futuro melhor para as próximas gerações e a comunidade da Vila Olinda conseguiu manter vivo esse objetivo, por meio dos seus Departamentos e seus eventos. Desejo vida longa a Sociedade Canto Amizade de Vila Olinda”, disse Michelsen.

A presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Kátia Regina Zummach (PSDB), relembrou a história da Sociedade Canto Amizade por meio de sua infância, revelando que participou de diversos eventos da entidade quando ainda era criança.

“Me lembro das festas do município e as festas de casamento, que eram realizadas com muita alegria na Sociedade. Quero enaltecer a todos que ao longo desses 50 anos se dedicaram, no início, para construir a sede e, depois, para mantê-la e dar continuidade aos trabalhos. Destaco, também, os departamentos da Sociedade Canto Amizade que, com suas atividades, preservam a cultura do município. A Sociedade passa para os jovens um legado de resiliência e de trabalho voluntário, valores importantes para a formação do caráter. Desejo que a união dessa Sociedade permaneça viva, pois o sucesso de uma comunidade depende do esforço de todos. Parabéns pelos 50 anos da história”, ressaltou Kátia.

O prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, destacou o potencial da união e da dedicação da comunidade de Vila Olinda.

“A Sociedade Canto Amizade possui uma enorme riqueza cultural, o que só é possível porque há 50 anos alguém começou essa história e, ao longo do tempo, outros continuaram. Celebrar um cinquentenário é fruto de dedicação, esforço e união. O envolvimento de familiares e de voluntários nesses 50 anos foi fundamental para a Sociedade, fazendo a diferença no município de Nova Petrópolis e preservando, por meio de seus departamentos, nossas culturas e nossos valores. Em nome do Poder Executivo, parabenizo a todos que se dedicaram ao longo dessa história”, disse Wolf.

Em sua fala, o presidente da Sociedade Canto Amizade da Vila Olinda, Mário Cláudio Becker, agradeceu a homenagem e a todos os ex-presidentes da Sociedade pela dedicação nesses 50 anos de história.

“Estou aqui como presidente comemorando 50 anos da Sociedade porque outras diretorias começaram essa história e conseguiram mantê-la viva, assim como a atual diretoria está fazendo. Quero agradecer a todos os familiares e voluntários e também a todos os departamentos da Sociedade que, por meio de suas atividades, preservam nossa cultura e nossa história. Também agradeço minha família pelo apoio. Passamos por dificuldades, mas com união e esforço, conseguimos superá-la. Agradeço a Câmara de Vereadores pela homenagem e que nossa comunidade possa completar mais 50 anos de história”, destacou Mário.

Também fizeram uso da palavra os vereadores Alexandre da Silva (PSB), Carlos Antônio Simon (PSDB), Cláudio Antônio Gottschalk (PDT), Egon Ackermann (Republicanos), Josué Drechsler (MDB), Oraci de Freitas (Progressistas) e Tarcísio Brescovit (Patriota). O vice-prefeito de Nova Petrópolis e secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann, prestigiou a sessão, bem como represantes da Sociedade Canto Amizade e comunidade da Vila Olinda.

Além disso, a sessão contou com a benção do pastor Leandro Born que, em nome da equipe ecumênica, deixou sua mensagem.

A Sessão Solene em Homenagem aos 50 anos da Pedra Fundamental da construção da sede própria da Associação Cultural Esportiva e Recreativa Canto Amizade foi transmitida ao vivo e está disponível no YouTube oficial da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, neste link https://www.youtube.com/watch?v=mswNL07wIag.

 

HISTÓRICO DA SOCIEDADE CANTO AMIZADE DE VILA OLINDA

A história de Nova Petrópolis começa com a chegada dos primeiros Imigrantes Alemães, nas localidades de Linha e Vila Olinda, em 1858, com a distribuição dos primeiros 66 prazos coloniais (lotes), dando início a colonização do município, onde se começou um árduo trabalho para construir estradas, escolas, igrejas e sociedades.

A iniciativa de construir a Sociedade foi por meio do Coral da Vila Olinda, junto com a sua comunidade. O coral era composto por: Werno Loeser, João Pedro, Ivo Michaelsen, Osvino Braun, Theobaldo Petry, Helmuth Nienow, Helmuth Schwantes, Prof. Hugo Wedig, Armindo Noi e Nildo Nienow. A sociedade foi fundada em 20 de Janeiro de 1932, e seu nome foi dado por causa do nome do Coral Canto Amizade.

Até o ano de 1973, a Sociedade teve suas atividades no antigo salão de baile Martim Bratz, prédio atual da família Kopper, que foi construído em 1886. Lá, funcionou um antigo Hospital, de 1928 à 1932, onde o médico Russo Dr. Kilos e a parteira Ida Michaelsen trabalharam. O prédio também foi um armazém de Pedro Haas Filho.

A Sociedade da Vila Olinda comprou por um valor simbólico a área de terra da família de Afonso Schmitt e Ida Dietrich Schmitt para a construção de sua sede, e teve o lançamento da Pedra Fundamental em 4 de Novembro de 1973.

Na época do presidente Nelson Wedig, junto com a diretoria e a comunidade da Vila Olinda, começou-se a construção da sociedade. Junto com um grupo de amigos e voluntários, Nelson levou o nome da sociedade da Vila Olinda e sua comida típica Alemã para diversos lugares do Brasil como Rio de Janeiro, Bahia, Porto Alegre, Festival de Cinema em Gramado, entre outros. Tornou Nova Petrópolis conhecida, o que trouxe turistas destas regiões para visitar nosso município e realizou o jantar de casais e, novamente junto a seus amigos, tornou esse evento um grande sucesso.

A sociedade possui os seguintes departamentos: Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE), Tiro, Bolão e Grupo de Danças Folclóricas. A OASE equipou toda a cozinha da Sociedade, onde era feito um café anual e o lucro era destinado para a Sociedade.

O Coral Misto da Sociedade Canto Amizade foi fundado em 26 de março de 2003. O regente do coral é Elmario Nienow, desde 2003.

A OASE da Vila Olinda foi fundada em 1972 e em 2022 completou 50 anos. A atual presidente é Cirlei Marisa Schneider Panzenhagen.

O Departamento de Tiro tem como presidente Arlindo de Castro e o Departamento de Bolão Masculino tem como presidente Roger Becker.

O Departamento de Bolão Feminino Meninas da Vila e o Departamento de Bolão Feminino Amigas do Bolão tem como presidente Beatriz Judith Becker. O Departamento de Bolão Feminino Azaleia tem como presidente Regina Loesch Boesing.

A equipe Amigas do Bolão foi campeã do Campeonato Unidas pela Amizade de 2023, que envolve algumas cidades da região.

O Grupo de Danças Folclóricas Volkstanzgruppe Freundschaftskreis tem como presidente Laura Schmitt.

 

Presidentes da Associação Cultural Esportiva e Recreativa Canto Amizade:

Ivo Michaelsen - na época em que a Sociedade tinha as suas atividades no Salão Martim Bratz.

Nelson Wedig – 1973 a 1998

Irineu Frederico Becker – 1999 a 2006

Airton João Zimmermann – 2007 a 2012

Odécio Reneo Schenckel – 2013 a 2016

 

Diretoria atual

Presidente: Mário Cláudio Becker – 2017 até o momento

Vice Presidente: Ricardo Loeser

Secretária: Elaine Schenckel

Vice Secretária: Regina Boesing

Tesoureiro: Fernando Fassbinder

Vice Tesoureiro: Inésio Panzenhagen

Diretor Patrimônio: Roberto Fassbinder

 

Conselho Fiscal:

Leocádia Schmitt

Arlindo de Castro

Carlos Schumann

 

Ecônomos:

Semiro Schmitt: 16 de Março de 1978 - 2003

Odécio Reneo Schenckel – 2003 – 2016

Delmar Dietrich: 2017 – 2020

Carlos Schumann: 2021 até o momento

 

Em 2018 foi instituído o churrasco gratuito para cada casal de associados pela atual diretoria.

Ainda hoje, são preservados os conhecimentos culinários, com receitas passadas de geração em geração, que enaltece e valoriza ainda mais os conhecimentos de um povo que com tanto sofrimento iniciou a mais bela história dessa comunidade.

CRÉDITO DAS FOTOS: Jordana Kiekow | Comunicação Câmara Nova Petrópolis

Fonte: Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis