Portal Destaque
conteúdo do menu
conteúdo principal

NOTÍCIAS

26/10/2023

Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis promoveu palestra sobre a importância do biodigestor no tratamento de resíduos

Evento fez parte da programação da 2ª Semana do Lixo Zero

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Na quarta-feira, 25 de outubro, a Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis promoveu a palestra “Biodigestão: lugar do resíduo é no biodigestor – economia, produção de biofertilizantes natural e geração de energia limpa e sustentável”, evento alusivo à 2ª Semana do Lixo Zero, instituída pela Lei Municipal nº 5.182/2022, fruto de um projeto de lei do vereador Alexandre da Silva (PSB). A palestra foi ministrada pela educadora ambiental e criadora do Movimento Verdes Hábitos, Angelita Luizetto Walter.

Os principais assuntos apresentados e debatidos na palestra foram: educação ambiental; preservação do meio ambiente; consumo consciente; tratamento correto e reciclagem de resíduos; implantação de soluções ecoeficientes que reduzem a poluição causada pelo lixo, como a instalação do biodigestor; processo de produção de biogás e biofertilizante por meio do biodigestor e importância ambiental da biodigestão.

TRATAMENTO DE RESÍDUOS E O BIODIGESTOR HOMEBIOGAS 2.0

De acordo com Angelita, por meio da educação e da gamificação, o Movimento Verdes Hábitos conduz as pessoas e empresas numa trilha de conhecimentos para a construção de novos hábitos, a partir da implementação de soluções ecoeficientes e da alfabetização ecológica.

“Os nossos pilares são manutenção da saúde integral, alimentação consciente e ambiente preservado”, disse a educadora ambiental.

Ela explicou como pode ser feito o tratamento de resíduos de forma que seja uma solução ecoeficiente.

“Composteiras domésticas para resíduos orgânicos e papel higiênico, biodigestores, coleta seletiva e filtros biológicos para águas residuais são exemplos de como destinar para a reciclagem os resíduos que produzimos, reduzindo, assim, os lixões e a poluição da água”, destacou Angelita.

O Biodigestor HomeBiogas 2.0 ficou exposto durante a palestra e Angelita explicou como o equipamento funciona.

“É uma tecnologia disruptiva e sustentável que converte resíduos orgânicos alimentares e esterco animal em biogás e fertilizante líquido, ou seja, ela ajuda pessoas, empresas e organizações a alcançar metas de zero resíduos e mitigação da emissão de gás metano, refletindo o compromisso com a proteção do meio ambiente”, ressaltou.

Sediada em Israel, a empresa HomeBiogas possui presença em mais de 100 países. No Brasil, as atividades foram iniciadas em 2018 e, atualmente, abrange os 26 estados do país, com mais de 1.100 instalações.

O Biodigestor HomeBiogas atende sete objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas: contribui para a redução de emissões de gás carbônico; ajuda a preservar as florestas; diminui os gastos com a compra de gás, resultando em maior produtividade dos cidadãos em casa; produz biofertilizante para o cultivo de alimentos e geração de biogás para cozinhar; minimiza a poluição atmosférica e reduz a poluição hídrica causada pelos resíduos orgânicos; proporciona energia renovável, saneamento e recursos educacionais em sustentabilidade, agricultura e saúde; reduz a contaminação da água e proporciona uma solução para a gestão de resíduos orgânicos.

“Com o biodigestão, transformamos a matéria-prima em energia limpa e renovável. O Biogás é produzido a partir da decomposição da matéria orgânica, como restos de alimentos, esterco e resíduos vegetais. O biogás produzido pelo biodigestor reduz o desperdício de resíduos orgânicos, contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, promove sustentabilidade e reduz o desmatamento, contribuindo para a qualidade de vida das pessoas”, salientou Angelita.

A educadora ambiental também destacou os benefícios do biofertilizante produzido pelo biodigestor.

“Ele fornece nutrientes essenciais para nosso organismo, como fósforo, potássio e ferro; ajuda a manter o PH neutro, promovendo melhora na biologia do solo; melhora a capacidade de retenção de água; proporciona um ambiente favorável ao desenvolvimento de microrganismos do solo; reduz, em até 30%, os gastos com a aplicação de fertilizantes químicos e acelera a decomposição do material orgânico no solo. Ou seja, é um adubo líquido que você pode usar na sua horta, pois melhora a qualidade do solo e dos alimentos, além de contribuir no crescimento saudável das plantas”, disse Angelita.

Para a geração do biogás e do biofertilizante, o biodigestor faz um processo, que foi apresentado por Angelita.

“Primeiro, você vai separar os seus restos de comida, como cascas. Depois, em uma das entradas do equipamento, você vai alimentar o seu biodigestor com esse resíduo orgânico. As bactérias, que ficam na parte de baixo do biodigestor, vão transformar os orgânicos em biogás. Esse biogás fica armazenado na parte superior do equipamento. Você vai poder usar ele em seu fogão ou fogareiro. Além disso, o biodigestor também vai produzir o adubo líquido, que você vai poder retirar em outra entrada do equipamento. Esse sistema pode ser utilizado em nossas casas, propriedades rurais, hotéis, escolas, canis, povoados indígenas, entre outras empresas e organizações”, concluiu Angelita.

Em sua fala, o vereador Alexandre da Silva, destacou a importância de debater o tratamento dos resíduos na 2ª Semana do Lixo Zero.

“Pensamos em trazer essa temática para mostrar para as pessoas a importância de produzir energia limpa e sustentável por meio do biodigestor, um equipamento que pode ser implantado em nossas casas, bem como em hotéis e escolas. A Semana do Lixo Zero é uma oportunidade para refletirmos sobre como encaminhamos os nossos lixos e como os descartamos, por isso, falar sobre um sistema limpo e renovável é essencial para minimizarmos o nosso impacto ambiental no planeta, já que a produção de lixo é um dos principais problemas da humanidade”, disse Alexandre.

Estiveram presentes na palestra o vice-prefeito e secretário de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, Martim Wissmann; o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Luiz Lüdke, e o secretário adjunto da pasta, Guilherme Lohmann; a presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Kátia Regina Zummach (PSDB), e os edis Cláudio Antônio Gottschalk (PDT) e Daniel Carlos Michaelsen (MDB), além de representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Coletivo Lixo Zero de Nova Petrópolis, imprensa local e comunidade em geral.

CRÉDITO DAS FOTOS: Jordana Kiekow | Comunicação Câmara Nova Petrópolis

Fonte: Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis