13/07/2023

Festival Internacional de Folclore é homenageado pela Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis

Ato ocorreu em noite de homenagens no Plenarinho da ACINP

A Noite de Homenagens e Momento Ecumênico, realizados na noite de quarta-feira, 12 de julho, marcaram o início da programação oficial do 50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. Em alusão ao cinquentenário do evento, foram destacadas 50 pessoas que, de diferentes formas, tiveram envolvimento com o Festival desde o ano de sua criação, em 1973.

Na ocasião, a Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis entregou, de forma simbólica, uma placa aos representantes do evento, como crianças de grupos folclóricos alemães e crianças integrantes do CTG Pousada da Serra, além dos homenageados da noite, representando, assim, as antigas e novas gerações do Festival Internacional de Folclore. Posteriormente, a placa será instalada na Praça das Flores, local onde ocorre o evento, destacando os 50 anos de Festival.

Em sua fala, a presidente da Casa Legislativa Municipal, Kátia Regina Zummach (PSDB), ressaltou a importância do evento na preservação das diferentes culturas.

“O Festival Internacional de Folclore preserva, por meio da dança, a cultura de Nova Petrópolis, mas também dá espaço para manifestações culturais de outros povos. É essa característica que destaca nosso evento, pois a diversidade é fonte de riqueza, precisamos sair da nossa bolha e conhecer as outras culturas e realidades sociais, respeitando as diferenças. São 50 anos de uma história que perpassa gerações, unindo costumes e tradições. Decidimos entregar essa placa com a presença das crianças e dos homenageados para representar o passado, o presente e o futuro do festival. Agradecemos aos pais que levam seus filhos nos ensaios e se dedicam para manter acesa a chama do Folclore em Nova Petrópolis. Em nome da Câmara de Vereadores, parabenizamos a todos que colaboraram com essa história e agradecemos pela preservação da cultura, da diversidade e da valorização das mais diversas tradições no município”, disse a vereadora.

Também participaram do momento de entrega da placa os vereadores Alexandre da Silva (PSB), Carlos Antônio Simon (PSDB), Cláudio Antônio Gottschalk (PDT), Daniel Carlos Michaelsen (MDB) e Oraci de Freitas (Progressistas).

A noite contou, ainda, com a presença do prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf; do vice-prefeito e secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Maritm Wissmann; da secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal; das soberanas do Folclore Alemão de Nova Petrópolis, rainha Ângela Nicole Fuhr e princesas Karol Michaelsen Fassbinder e Érica Bratz Pescador; e das embaixatrizes do evento, Jéssica Fernanda Schaab e Andrielly Larissa Wildner da Rocha, além de outras autoridades, grupos folclóricos, imprensa e comunidade em geral.

CRÉDITO DAS FOTOS: Jei Heydt