05/07/2023

CTG Pousada da Serra é homenageado pela Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis

Homenagem foi proposta pelos vereadores Cláudio Antônio Gottschalk e Egon Ackermann

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Pousada da Serra foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis na sessão ordinária desta terça-feira, 4 de julho. O patrão do CTG, Norberto Schumann, recebeu, representando a entidade, uma placa de homenagem dos vereadores Cláudio Antônio Gottschalk (PDT) e Egon Ackermann (Republicanos), proponentes da reverência. Os edis destacaram a importância do CTG em preservar, há 40 anos, a cultura gaúcha em Nova Petrópolis, fazendo jus à homenagem.

O CTG Pousada da Serra foi fundado em 1º de julho de 1983, no local denominado “Churrascaria do Édio”, às margens da Rodovia BR-116, em Nova Petrópolis, e recebeu como primeiro nome CTG Sentinela da Serra. As atividades iniciais tiveram lugar num dos salões do Parque Aldeia do Imigrante, espaço cedido pela Prefeitura. No ano seguinte à fundação foi escolhido o nome atual por já existir outra entidade com o primeiro nome escolhido. Depois de certo tempo sediado no Parque Aldeia do Imigrante, a entidade alugou o Salão Wedig onde passou a realizar as suas atividades, até que adquiriu sua área própria e construiu sua atual sede e um parque de rodeios de cinco hectares, na localidade de Linha Imperial.

O CTG Pousada da Serra tem atuação nas esferas artística, cultural e campeira, promovendo e participando de eventos tradicionalistas em Nova Petrópolis, na 27ª Região Tradicionalista, no Rio Grande do Sul e até mesmo no exterior, com destaque para as atividades de laço, dança tradicional, produção literária, Festejos Farroupilhas e Ciranda de Prendas. Os espetáculos artísticos retratam temas da história de Nova Petrópolis e do Rio Grande do Sul e muitas atividades culturais são abrilhantadas com a gastronomia típica do gaúcho.

Ao longo de seus 40 anos, o CTG Pousada da Serra luta pela preservação da cultura gaúcha. Cumpre uma função social criando um ambiente sadio, aberto para todas as famílias com foco especial na juventude. Foi declarado de Utilidade Pública Municipal em 1985, por meio da Lei Municipal nº 865/1985. Além de atuar dentro do município de Nova Petrópolis, o CTG Pousada da Serra representa a Capital do Cooperativismo nos eventos tradicionalistas de todo o Estado, com participação de campeiros e artistas em eventos de outras entidades e do Próprio MTG.

“Não há palavras que possam descrever nossa emoção em receber essa homenagem, estamos muito honrados. Desde que o CTG foi fundando, todos que fizeram parte da história lutaram muito para que a entidade continuasse a preservar a cultura gaúcha. Espero que daqui há 10 anos possamos comemorar os 50 anos do CTG em Nova Petrópolis”, destaca o patrão do CTG Pousada da Serra, Norberto Schumann.

O Peão Farroupilha, Sebastian Bressler, declamou um verso escrito por Gaudêncio Terra, em comemoração ao CTG Pousada da Serra.

Também fez uso da palavra a 1ª Prenda Juvenil, Isadora May Marinho, que ressaltou a união dos integrantes do CTG durante os 40 anos de história.

“Altos e baixos fazem parte de uma entidade, assim como de uma família, que é o que também somos. É com satisfação e gratidão que estamos comemorando mais um ano de CTG, com muito empenho e trabalho, o que nos torna cada vez mais unidos. A união em prol do tradicionalismo é o que nos faz seguir em frente, concluindo objetivos e alcançando novas conquistas. O aniversário é todos que contribuem para o sucesso da entidade e com fé e esperança olhamos para o futuro, com a certeza de que ele nos reserva crescimento e vitórias”, salienta Isadora.

Os proponentes da homenagem, vereadores Cláudio Antônio Gottschalk e Egon Ackermann, expressaram o seu orgulho em homenagear o CTG Pousada da Serra.

“Eu agradeço aquelas pessoas que trabalharam bastante nesses 40 anos para manter o CTG e aquelas que tiveram a ideia de fundar a entidade em Nova Petrópolis. Criei meus filhos dentro do CTG e me sinto muito honrado em fazer parte dessa história. Parabenizo a todos que, de alguma forma, mantêm viva a cultura gaúcha no município”, diz Cláudio.

“Estou muito feliz em participar dessa homenagem porque é no CTG Pousada da Serra que encontro meus amigos, onde nós cultivamos a nossa cultura gaúcha, que é rica e própria, o que nos orgulha muito. Desejo vida longa ao CTG e parabéns a todos”, complementa Egon.

A presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Kátia Regina Zummach (PSDB), destacou a importância da preservação da cultura gaúcha no município.

“Parabenizo a todos que fizeram parte dessa história, com certeza em 40 anos se vive muitos momentos, uns felizes e outros tristes, mas com união e persistência a entidade permanecesse à disposição da comunidade, preservando a cultura gaúcha em Nova Petrópolis. Ressalto a dedicação em cultivar as tradições gaúchas, levando nossa cultura para outros estados e representando Nova Petrópolis. Desejo que essa história continue por muitos anos”, diz a vereadora.

Também participaram da homenagem a 2ª Prenda Juvenil, Natália Tempass; o Sota-Capataz, Fábio Guaragni; o Peão Farroupilha, Gustavo Voltz; o Capataz Campeiro, Fábio Gottschalk; o 1º Capataz-Geral, Elton Griesang; o 2º Capataz-Geral, André Arnold; a Capataz Artística Adjunta, Adriana May Marinho; a Bonequinha de Galpão, Alice Grings; o ex-patrão do CTG Pousada da Serra, Regis Luiz Hahn; as prendas Carla e Karen; os peões Jonathan e Valdir; e demais representantes da entidade, além de todos os vereadores de Nova Petrópolis.

CRÉDITO DAS FOTOS: Jordana Kiekow | Comunicação Câmara Nova Petrópolis