04/07/2023

Poder Legislativo Municipal realiza entrevistas com ex-vereadores de Nova Petrópolis

Vídeos serão divulgados até dezembro de 2023 nos canais oficiais da Câmara de Vereadores

O Memorial da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis foi criado por meio da Resolução da Mesa Diretora nº 002/2023, de 23 de março de 2023.

O memorial tem por objetivo reunir, gerenciar, divulgar e preservar a história da Casa Legislativa, bem como demonstrar sua importância para a comunidade, preservando, por meio de conjunto documental, fonográfico, midiático, fotográfico, digital e de impressos, a história da Casa Legislativa, resgatando sua memória institucional, além de empreender ações junto à comunidade que evidenciam sua importância no contexto histórico municipal, inclusive entrevistas dentro ou fora da Casa Legislativa.

No mês de maio, a Câmara Municipal de Vereadores iniciou as entrevistas com ex-vereadores de Nova Petrópolis, em formato de vídeo, com a finalidade de resgatar a história do Poder Legislativo e do município.

Até o momento, foram realizadas mais de 20 entrevistas, que serão divulgadas até dezembro deste ano nos canais oficiais da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis (site, youtube e facebook).

De acordo com a presidente da Casa Legislativa Municipal, Kátia Regina Zummach, a meta, em um primeiro momento, é entrevistar os ex-vereadores das 12 primeiras legislaturas, ou seja, até o ano de 2004.

“Entrevistamos, primeiramente, os ex-vereadores mais antigos, para que eles pudessem contar como era o Poder Legislativo em suas épocas. Por isso, convidamos os ex-vereadores que fizeram parte da história de Nova Petrópolis até o ano de 2004, ou seja, de 20 anos atrás ou mais. Convidamos todos e, felizmente, vários aceitaram falar sobre seu tempo de vereador. Este é um trabalho iniciado nesse ano, mas os próximos presidentes podem continuá-lo caso desejarem, visto que o objetivo da Memória Legislativa é resgatar a história da Câmara de Vereadores e de Nova Petrópolis constantemente”, destaca Kátia.

Neste mês de julho, serão veiculadas as primeiras entrevistas. Confira a agenda:

07/07 - Entrevista com o ex-vereador Almiro Almeido Lüdke

14/07 - Entrevista com o ex-vereador Antônio Maria Feix

21/07 - Entrevista com o ex-vereador Artêmio Arnold

28/07 - Entrevista com o ex-vereador Geraldo Werle

Todo início de mês, a Câmara divulgará a agenda dos vídeos que serão publicados.

Lembrando que o Memorial Legislativo digital, disponível no site oficial da Câmara de Vereadores, está em processo de construção. Em breve, fotos, vídeos, documentos e reportagens jornalísticas serão adicionadas no sítio.