20/06/2023

Junho Violeta é destaque na Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis

Objetivo da campanha é conscientizar a sociedade sobre a violência contra a pessoa idosa

A sessão ordinária de quinta-feira, 15 de junho, marcou o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. O Poder Legislativo Municipal aprovou, em 2021, a Lei Municipal nº 4.982, de autoria do vereador Alexandre da Silva (PSB), que institui no Município de Nova Petrópolis o Junho Violeta, campanha que visa alertar e conscientizar a população sobre a violência contra a pessoa idosa. Por isso, a coordenadora especial de Políticas para Mulheres e Idosos de Nova Petrópolis e presidente do Conselho Municipal do Idoso, Liriane Kintschner, compareceu à sessão para explanar sobre a realidade da violência contra a pessoa idosa no município.

De acordo com Liriane, no primeiro semestre de 2023 foram registrados 22 casos de violência contra a pessoa idosa em Nova Petrópolis, seja de negligência ou abandono.

“Em 2022, durante todo o ano, acompanhamos apenas 15 casos. É um número muito expressivo para 2023. Podemos mudar essa situação com o esforço de toda uma comunidade, não só do Poder Público”, destaca a coordenadora.

Segundo o Ministério da Saúde, a negligência é quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos, como saúde e higiene. Já o abandono é quando há ausência ou omissão dos familiares ou responsáveis, governamentais ou institucionais, de prestarem socorro a um idoso que precisa de proteção e atenção afetiva.

Em 2023, a campanha sobre o Junho Violeta do Poder Executivo Municipal destaca, especialmente, a negligência e o abandono, principais casos registrados no município.

“Um exemplo bem típico de negligência é quando um idoso é assistido somente por um dos filhos, sendo que ele tem mais filhos, e esse filho que cuida da pessoa idosa já tem família e outras questões de saúde dentro do seu próprio núcleo familiar, e ainda precisa dar conta de cuidar dessa pessoa idosa sozinho. O Estatuto da Pessoa Idosa afirma que é obrigação da família cuidar do idoso, e não somente a obrigação de um filho” explica Liriane.

A coordenadora ainda ressalta que existem muitas pessoas idosas em lares de Nova Petrópolis que não veem mais a sua família.

“Visitamos vários lares no município e existem muitos idosos, que às vezes não são naturais de Nova Petrópolis, que não veem mais suas famílias porque a família não visita mais ele. Como fica o abandono afetivo desse idoso? Esse abandono não acontece só nos lares, mas na própria residência. Temos relatos de idosos que afirmam que os filhos não visitam mais eles, e esses idosos têm um carinho muito especial pelos filhos, afinal, por um longo tempo, eles foram assistidos por esses idosos e, hoje, os filhos arrumam desculpas para não visitá-lo”, conta.

As principais consequências do abandono e da negligência, conforme o Ministério da Saúde, são: depressão, má alimentação, perda de peso, medo, ansiedade, perda de memória e demência.

Liriane afirma que a preocupação do Município é com aqueles idosos que não participam de atividades e que vivem isolados.

“Por vezes, pensamos que os idosos estão bem assistidos, participando de eventos de terceira idade, mas não devemos esquecer aquele idoso que está recluso em casa e que não participa de atividades. Devemos ter um olhar de atenção a esses casos, que é o que estamos fazendo”, ressalta.

Segundo a coordenadora, o Município está prestando assistência aqueles idosos que sofrem algum tipo de violência.

“Quando chega algum caso de negligência ou abandono para a coordenaria, fazemos uma visita técnica na residência, sempre acompanhada de um profissional, seja uma assistente social ou uma psicóloga, e se faz uma reunião familiar com esse núcleo para tentar amenizar a situação da pessoa idosa. Um das grandes demandas que temos no município é daquele idoso que mora sozinho e que tem alguma dificuldade de locomoção, ou por conta da idade já tem algum problema de memória. Ele precisa de um olhar especial, porque ele vai esquecer de tomar uma medicação que, por vezes, é indispensável para sua saúde, por isso, cabe a família ter o cuidado e a empatia com a pessoa idosa”, conclui Liriane.

Durante o mês de junho, a Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis está realizando postagens educativas nas redes sociais, como forma de conscientizar a sociedade sobre a importância de combater a violência contra a pessoa idosa. Confira no facebook e instagram @camaranovapetropolis.

ONDE DENUNCIAR A VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

Disque 100 (Direitos Humanos)

Brigada Militar: 190

Unidades Básicas de Saúde