26/04/2023

Vereadores aprovam contratações emergenciais

Projeto de lei do Executivo foi aprovado por unanimidade

O Projeto de Lei do Executivo nº 037/2023 foi aprovado na sessão ordinária do dia 18 de abril de 2023. A matéria legislativa autoriza a contratação emergencial e temporária de dois técnicos de enfermagem, ambos com carga horária semanal de 40 horas; um agente comunitário de saúde, com carga horária semanal de 44 horas; e um professor de matemática, com carga horária semanal de 22 horas.

A contratação de dois técnicos de enfermagem decorre do expressivo aumento da demanda nas unidades básicas de saúde (UBS). O Poder Executivo destaca que três unidades básicas de saúde de Nova Petrópolis atendem a média complexidade em Dermatologia, Cirurgia Geral, Cardiologia, Urologia, Traumatologia/Ortopedia, Ginecologia e Pediatria, sendo que os médicos necessitam constante auxílio para desempenharem suas funções. A Prefeitura ressalta que houve apontamento do Conselho Regional de Enfermagem quanto ao número insuficiente de profissionais técnicos de enfermagem, baseado no número de atendimentos prestados diariamente nas unidades básicas de saúde.

Já a contratação de um agente comunitário de saúde se faz necessária para atendimento da Estratégia da Saúde da Família da Linha Brasil, em substituição à servidora Ida Virgínia Scherer Waskow, cujo contrato encerrou-se.

Por fim, a contratação de um professor de matemática se dá em virtude de licença de saúde e posterior licença maternidade da servidora Daniele Goetz.

O Poder Público Municipal salienta que as contratações se encerrarão, para os cargos efetivamente vagos, quando da nomeação de candidatos aprovados no concurso público vindouro, ou caso cesse a excepcionalidade.

CRÉDITO DA FOTO: Jordana Kiekow | Comunicação CVNP