Portal Destaque
conteúdo do menu
conteúdo principal

NOTÍCIAS

12/04/2023

Segurança nas escolas e creches de Nova Petrópolis é pauta na Câmara de Vereadores

Debate público contou com a presença de 260 pessoas

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Câmara Municipal de Vereadores de Nova Petrópolis, junto com o Poder Executivo, realizou uma reunião na terça-feira, 11 de abril, no Plenarinho da ACINP, para tratar da segurança nas escolas e creches de Nova Petrópolis. Em torno de 260 pessoas participaram do debate público, entre autoridades locais, profissionais da educação, pais, imprensa e comunidade em geral.

O público presente pode se manifestar, realizando perguntas e trazendo depoimentos, opiniões e sugestões. Os principais assuntos e demandas levantadas pela comunidade foram: contratação de guardas para vigilância nas escolas; instalação de sistemas de segurança; necessidade de criação de um plano de ação; mais prudência nas entradas das escolas; respeito pelos professores e profissionais da educação; importância da base familiar e da saúde mental; e medidas de contingência em momentos de pânico.

De acordo com o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, que esteve presente na reunião, todas as escolas são cercadas e possuem portão eletrônico, exceto a Escola de Educação Infantil Jacob Jaeger, o que deve ser providenciado nos próximos dias.

“Temos câmeras de videomonitoramento em todas as escolas, seja no portão de entrada ou nos corredores. Em algumas escolas, esse videomonitoramento é interligado com a Brigada Militar. Também estamos trabalhando na instalação de botões de pânico e câmeras de reconhecimento facial em todos os portões. Temos 52 câmeras de videomonitoramento na zona urbana e pretendemos ampliar para o interior, fazendo o cercamento total da cidade. Já estamos fazendo um teste com câmeras dentro do nosso transporte escolar, mas ressaltamos que temos monitores que acompanham as crianças nos ônibus. Além disso, estamos nas tratativas para termos mais dois policiais civis em Nova Petrópolis”, afirma Wolf.

Em sua fala, a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal, destaca que, nos próximos dias, a equipe da pasta vai se reunir com os diretores das escolas e creches do município, fazendo o levantamento da necessidade de cada instituição de ensino e estudando a implantação de medidas efetivas de segurança.

“A equipe pedagógica do município tem se empenhado ao máximo para atender todas as crianças na medida do possível. Peço a colaboração dos pais para observarem seus filhos em casa, pois o mundo está cruel, muitas vezes os adolescentes dão razão aos colegas e amigos, do que aos pais e professores. Esperamos essa reunião para vermos as sugestões da comunidade e o que nós podemos colocar em prática para garantir mais segurança nas escolas”, diz Gislaine.

O promotor de Justiça da Comarca de Nova Petrópolis, Charles Martins, também compareceu à reunião e afirma ter anotado as sugestões da comunidade e que, junto ao Poder Executivo e Legislativo, vai discutir as possíveis soluções aos problemas apresentados.

“Tratamos de muitos pontos de vista nessa reunião, como a responsabilidade dos pais, a seguranças das crianças e dos professores nas escolas, a saúde mental, entre outros, e todos eles são legítimos. Trabalhando junto com o Poder Público, vamos realizar ações que possam garantir que as preocupações dos pais e professores sejam atendidas”, ressalta Martins.

Charles comentou que, em 2022, sugeriu a criação do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Municipal, o que é previsto em lei federal. “É um canal de comunicação entre a sociedade organizada, o Poder Executivo, o Poder Legislativo, policiais e Ministério Público. Em Nova Petrópolis, temos o Consepro, entidade que colabora com a segurança pública do município, mas talvez tenhamos a necessidade de criarmos esse gabinete também”, diz.

Ainda de acordo com o promotor, o Ministério Público, no âmbito do estado do Rio Grande do Sul, junto com a Polícia Civil e a Brigada Militar, estão unidos para construir um protocolo de ação para situações emergenciais.

“Será construído um plano de ação em âmbito estadual, vamos trazer para o âmbito municipal, onde podem ocorrer adaptações e, posteriormente, vamos levar para as escolas. Cada escola tem a sua realidade, por isso, o plano poderá passar por novas adaptações. A sociedade precisa adotar uma cultura de segurança, faz parte da nossa responsabilidade como cidadão, o que envolve a disciplina e o princípio de autoridade, que é filho respeitar mãe e aluno respeitar professor, o básico da civilização”, explica Charles.

A presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Kátia Regina Zummach (PSDB), destaca que o objetivo da reunião foi ouvir as reivindicações e os sentimentos da comunidade, para que o Poder Público pudesse tomar atitudes efetivas.

“Com tantos fatos relatados pela imprensa, de atos cruéis de violência acontecidos em escolas, a Câmara de Vereadores queria, por meio desse debate, manifestar a sua preocupação. Foi um momento de muitas perguntas e sugestões, precisamos nos unir como sociedade e buscar alternativas para coibir os atos de violência, uma responsabilidade de todos nós. É extremamente importante essa ajuda para as equipes das escolas, que podem enfrentar dificuldades em seu cotidiano. São as escolas que recebem todos os dias as nossas crianças e suas vidas ficam sob os cuidados das equipes escolares. Todos devemos refletir sobre o que podemos fazer para nos fortalecermos como comunidade, com o objetivo de proteger nossas crianças”, afirma Kátia.

Além das autoridades já citadas, estiveram presentes na reunião o vice-prefeito de Nova Petrópolis e secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann; o secretário municipal de Administração, Bruno Seger; os vereadores Alexandre da Silva (PSB), Carlos Antônio Simon (PSDB), Daniel Carlos Michaelsen (MDB), Egon Ackermann (Republicanos), Josué Drechsler (MDB) e Oraci de Freitas (Progressistas); o presidente do Conselho Pró-Segurança Pública de Nova Petrópolis, Zelízio Antônio dos Santos, e o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis, Lucas Gustavo Attmann.

CRÉDITO DAS FOTOS: Jordana Kiekow | Comunicação CVNP

Fonte: Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis