29/03/2023

Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis contará com memorial digital

Objetivo é divulgar e preservar a história da Casa Legislativa Municipal

A Resolução da Mesa Diretora nº 002/2023 foi apreciada na sessão ordinária desta terça-feira, 28 de março de 2023. A resolução cria o Memorial da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis. O memorial funcionará, em um primeiro momento, de maneira digital, no site oficial da Câmara de Vereadores (www.camaranovapetropolis.com.br). No site, poderão ser colocadas informações e documentos que preservam e resgatam a memória legislativa de Nova Petrópolis, como fotos dos antigos vereadores, atas das sessões, reportagens jornalísticas, entre outros materiais relacionados ao Poder Legislativo. Oportunamente, o memorial também poderá funcionar de forma física e, gradativamente, sendo aberto para visitação pública.

O memorial tem por objetivo reunir, gerenciar, divulgar e preservar a história da Casa Legislativa, bem como demonstrar sua importância para a comunidade, preservando, por meio de conjunto documental, fonográfico, midiático, fotográfico, digital e de impressos, a história da Casa Legislativa, resgatando sua memória institucional, além de empreender ações junto à comunidade que evidenciam sua importância no contexto histórico municipal, inclusive entrevistas dentro ou fora da Casa Legislativa.

Serão parte integrante do memorial os seguintes registros: atas; vídeos, institucionais ou não, relacionados ao Poder Legislativo; fotografias; matérias advindas de jornais, revistas ou de qualquer mídia que se destine a taxação pelo setor de imprensa; áudio das sessões e de eventos relevantes para a comunidade, tais como audiências públicas e outros que possam se importantes para contar a história da cidade; livros, folders, panfletos, impressos educativos, legislação, banners e faixas que tenham sido produzidas em campanhas institucionais; equipamentos que tenham sido utilizados a qualquer tempo, entre outros documentos relevantes.

“O memorial será administrado pelos servidores do quadro do Poder Legislativo. Também poderá contar com a colaboração da comunidade, parlamentares em exercício ou não, ou qualquer outro cidadão que tenha documentos e deseje, gratuitamente, cedê-los ao memorial, para que este passe a fazer parte do acervo”, destaca a presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Kátia Regina Zummach (PSDB).

Como suporte ao memorial, haverá espaço destinado ao arquivo da câmara, que terá como incumbência: guardar, ordenadamente, documentos expedidos por diversos setores da Casa Legislativa, bem como correspondências emitidas e recebidas, arquivo morto, permitindo que os documentos possar ser preservados e catalogados como acervo do memorial.

CRÉDITO DA FOTO: Jordana Kiekow | Comunicação CVNP