15/03/2023

Kátia Zummach sugere criação do “Vale Livro” e construção de minibibliotecas em diversos locais de Nova Petrópolis

Indicações tem como objetivo incentivar a leitura no município

As Indicações nº 005/2023 e nº 006/2023, ambas encaminhadas pela vereadora Kátia Regina Zummach (PSDB), foram aprovadas na sessão ordinária desta terça-feira, 14 de março de 2023.

A Indicação nº 005/2023 sugere ao Poder Executivo Municipal a implementação, por meio de lei municipal, do “Vale Livro”, instituindo um valor para sua distribuição aos alunos das escolas da rede de ensino e aos profissionais de educação.

Segundo Kátia, o objetivo da indicação é facilitar o acesso dos estudantes e profissionais da educação a compra de exemplares de livros, prevendo a regulamentação em forma de lei, para que outros governos continuem investindo no incentivo à leitura.

“Sabemos que a leitura é uma necessidade básica em qualquer sociedade, instrumento de participação social e de aprimoramento de conhecimentos. Promover o interesse pela leitura e pela escrita gera o fortalecimento da cidadania, por isso, destaco a importância da necessidade de criar políticas públicas que atrelem e valorizem a leitura e a educação. Criar alternativas para estimular o desenvolvimento e hábito da leitura na sociedade atual, com tantas outras distrações tecnológicas, é primordial para aumentar o nível de compreensão da interpretação de textos, proporcionando o melhor conhecimento para o desenvolvimento da escrita. Com o vale livro, possibilitaremos o contato com diferentes autores e obras, proporcionando o benefício de poder escolher o livro que querem comprar”, ressalta a vereadora.

A Indicação nº 006/2023, por sua vez, sugere ao Poder Executivo Municipal a criação de espaços com minibibliotecas em diversos pontos da cidade, aproveitando paradas de ônibus, praças e outros locais públicos.

“Essa é uma forma de incentivar a leitura, criando mais oportunidades de acesso aos livros. Também pode ser criadas campanhas de doações de livros para essa finalidade”, explica Kátia.

CRÉDITO DA FOTO: Jordana Kiekow | Comunicação CVNP