08/03/2023

Seis mulheres vereadoras participam do ato oficial do Poder Legislativo de Nova Petrópolis

Vereadoras legislarão até do dia 21 de março de 2023

Pela primeira vez na história, seis mulheres vereadoras fizeram parte do ato oficial do Poder Legislativo de Nova Petrópolis. A presidente da Casa Legislativa Municipal, Kátia Regina Zummach (PSDB), e as vereadoras Naira Sauter Seibt (MDB), Maria de Fátima Martins (PSDB), Vera Lúcia Frank (MDB), Rafaela Jordana Vargas dos Santos (PSB) e Ana Paula Silva de Castro Mascarin (Progressistas) conduziram a sessão ordinária desta terça-feira, 7 de março, junto aos edis Cláudio Antônio Gottschalk (PDT), Egon Ackermann (Republicanos) e Luiz Antonio Leite Palmer (Patriota).

As vereadoras Ana Paula Silva de Castro Mascarin, Rafaela Jordana Vargas dos Santos e Vera Lúcia Frank foram empossadas na sessão, ocupando, respectivamente, o lugar dos edis Oraci de Freitas (Progressistas), Alexandre da Silva (PSB) e Daniel Carlos Michaelsen (MDB). O vereador Luiz Antonio Leite Palmer também tomou posse na sessão, ocupando a cadeira do edil Tarcísio Brescovit (Patriota). A vereadora Naira Sauter Seibt havia sido empossada no dia 22 de fevereiro de 2023, ocupando o lugar do vereador Josué Drechsler (MDB). Por fim, a vereadora Maria de Fátima Martins retornou à Câmara de Vereadores, visto que já esteve em exercício nos anos de 2021 e 2022 no lugar do vereador Nei Ambélio Schneider (PSDB), que está de licença saúde.

Os suplentes Luiz Antonio Leite Palmer, Naira Sauter Seibt, Maria de Fátima Martins, Vera Lúcia Frank, Rafaela Jordana Vargas dos Santos e Ana Paula Silva de Castro Mascarin legislarão por 15 dias, até 21 de março. Dessa forma, além da sessão ordinária do dia 7 de março, as próximas duas sessões, que acontecerão nos dias 14 e 21 de março, contarão com seis mulheres vereadoras.

A ideia de realizar uma sessão ordinária com mais mulheres vereadoras no Poder Legislativo de Nova Petrópolis foi articulada pela presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Kátia Regina Zummach, que solicitou aos colegas edis que avaliassem a possibilidade de ceder seu espaço para as suplentes mulheres no mês de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

“Pela primeira vez na história tivemos a maioria feminina na Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, uma data marcante para as mulheres, que precisam de mais destaque nos espaços políticos, onde suas vidas são decididas. As mulheres não querem ser mais que os homens, queremos direitos iguais, e a representação feminina na política é essencial para que isso aconteça”, ressalta Kátia.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Anteriormente à sessão ordinária, a Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis realizou uma programação especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado dia 8 de março.

A programação contou com a apresentação do grupo vocal feminino Tom de Mulher, de Nova Petrópolis e região. Também foram exibidas as fotos das mais de 90 mulheres que participaram da campanha “Lugar de mulher é onde ela quiser!”, promovida pela Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis nas redes sociais.

CRÉDITO DA FOTO: Jordana Kiekow | Comunicação CVNP