22/09/2022

Projeto Lixo Zero é pauta na Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis

Importância da separação e destinação correta do lixo foi debatida em sessão ordinária

O Projeto Lixo Zero, programa que faz parte do movimento Cidade Educadora, foi pauta na sessão ordinária desta quarta-feira, 21 de setembro. O coordenador da ação educativa, Irineu Lasch, explicou para os vereadores a importância da separação e destinação correta do lixo.

O município de Nova Petrópolis integra o movimento Cidade Educadora e Lasch é o coordenador do movimento na cidade, e tem a função de, juntamente com o Poder Executivo e outras entidades, oferecer aos habitantes uma formação sobre os valores e as práticas de uma cidadania democrática.

Em 2019, Irineu fez um curso no Instituto Brasil Lixo Zero sobre Qualificação de Embaixadores, se tornando embaixador do Projeto Lixo Zero em Nova Petrópolis, com a função de divulgar no município o conceito de Lixo Zero e sua importância.

“Criamos um Coletivo Lixo Zero, um grupo formado por várias pessoas que tem a função de apoiar, incentivar e organizar ações voltadas a essa causa”, explica Lasch.

O Projeto Lixo Zero busca orientar e educar as pessoas sobre os resíduos que produzem, desde sua relação com o consumo até o descarte dos produtos.

“O projeto busca menos desperdício, ou seja, cuidar melhor daquilo que produzimos. Lixo Zero não é no sentido de não produzir lixo, é no sentido de reaproveitar melhor o nosso lixo. Para se ter uma ideia, o lixo orgânico representa 52% do lixo que os seres humanos produzem, do qual se aproveita apenas 1% no Brasil. Veja quanto lixo vai fora que poderíamos aproveitar para outras finalidades, como, por exemplo, adubação em hortas orgânicas. Grande parte desse lixo é encaminhado para outros municípios, que vivem a realidade dos lixões. Já o lixo seco produzimos, aproximadamente, 48%, e apenas 4% dele é reaproveitado. Isto quer dizer que mais de 90% do lixo não é reaproveitado e nós temos que ter a consciência do que esse fato pode causar. Isso depende de atitudes que nos são ensinadas em casa, no trabalho e na escola, desde a separação correta do lixo até o encaminhamento correto do lixo. Por exemplo, descartar o lixo orgânico quando o caminhão orgânico do lixo passa na nossa rua e não descartar o lixo seco junto”, ressalta Irineu.

Semana Lixo Zero

O Projeto de Lei do Legislativo nº 012/2022, de autoria do vereador Alexandre da Silva (PSB), será votado na próxima sessão ordinária, que ocorre dia 27 de setembro, terça-feira. A matéria legislativa institui em Nova Petrópolis a Semana Municipal do Lixo Zero, a ser comemorada na última semana do mês de outubro.

Lasch destacou a importância desse projeto para Nova Petrópolis e para a educação socioambiental dos habitantes.

“Instituir a Semana Lixo Zero no município significa integrar uma campanha de conscientização ambiental junto com a comunidade, mobilizando todos sobre a importância da separação correta do lixo e seu correto encaminhamento”, disse.

Ainda conforme Irineu, diversas ações são previstas para a Semana do Lixo Zero.

“Essas ações devem ter reflexo e repercussão, para que as atitudes não fiquem somente nessa semana, pensando, por exemplo, na criação de leis voltadas ao meio ambiente, no estudo de viabilidade do uso de sacolas biodegradáveis, entre outras questões. Que na Semana do Lixo Zero se levante uma discussão sobre as necessidades e problemas que nós percebemos no meio em que vivemos sobre a produção do lixo, pensando no presente e no futuro das próximas gerações”, conclui Lasch.

CRÉDITO DAS FOTOS: Jordana Kiekow | Comunicação CVNP