Portal Destaque
conteúdo do menu
conteúdo principal

NOTÍCIAS

14/07/2022

Gerente local da CORSAN presta esclarecimentos sobre o abastecimento de água em Nova Petrópolis

Capacidade de reservação e futuros investimentos da CORSAN foram os principais assuntos debatidos

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Na terça-feira, 12 de julho, o gerente local da CORSAN, Sadi Zimmermann, esteve presente na sessão ordinária para prestar esclarecimentos sobre o abastecimento de água em Nova Petrópolis. Na oportunidade, os vereadores puderam tirar as dúvidas da comunidade sobre a falta de água, a capacidade de reservação e os futuros investimentos da CORSAN no município.

FALTA DE ÁGUA

A primeira pergunta, realizada pelo vereador Egon Ackermann (Republicanos), foi sobre a falta de água que ocorreu no município recentemente. Diante da dúvida, Sadi explicou que, naquela ocasião, houve uma sequência de queima de motores.

“A queima do primeiro motor ocorreu numa sexta-feira, no sábado queimou outro e na segunda-feira queimou o terceiro. Tínhamos um grupo de motor-bomba funcionando, um de reserva e tínhamos mais um terceiro à disposição junto ao recalque de uma plataforma. Foi uma sucessão de azar que fez com que isso acontecesse, mas também ocorreu uma situação mais pontual. Uma bomba queimou nesse mesmo sábado e o mancal de rolamento é refrigerado à água, então sempre há água correndo em cima dessas peças, e quando essa bomba queimou, estragou o acoplamento e a água começou vazar e ficou dentro desse local onde os motores e as bombas funcionam. Temos dispositivo de segurança instalado no local, até por conta da refrigeração por água, onde a água corre permanentemente numa canaleta, e quando chega num determinado nível, automaticamente as bombas de esgotamento acionam. Naquele dia, o volume de água que saia da bomba era superior, mas, bem naquele momento, tivemos uma falta de energia elétrica. Por conta disso, uma boa quantia de água entrou nos motores. Num primeiro momento, verificamos que um dos motores estava queimado e o outro nós tentamos secar, e ele funcionou por mais algumas horas e daí queimou. Nós cobramos a energia elétrica de quem nos fornece esse serviço, mas a comunidade precisa de água e cobra da CORSAN porque a responsabilidade de disponibilizar água é nossa”, relata Zimmermann.

Após a queima dos motores, Sadi afirma que buscou-se, de imediato, a substituição das peças, mas que esse é um serviço que necessita de mão de obra.

“Esse tipo de motor pesa cerca 1000 Kg. Então, toda vez que é feita alguma manutenção, é preciso de dois caminhões munck, que a CORSAN não temos à disposição facilmente, pois quem presta esse serviço é uma empresa de Montenegro que precisa se deslocar. Nós conseguimos um motor novo e uma bomba nova, que operaram sozinhos por dois dias seguidos. Depois, foi providenciada uma bomba e um motor reservas, que estão instalados no local e podem ser acionados quando necessário. Portanto, fizemos o conserto, solicitamos um terceiro equipamento reserva e colocamos em funcionamento um poço intermediário”, ressalta o gerente local.

Zimmermann também relatou uma suposta situação de vandalismo que, segundo ele, aconteceu alguns dias atrás.

“Tivemos que fazer uns ajustes na semana passada, pois alguém quebrou a tubulação que abastece nossas bombas dosadoras de cloro. Nossa equipe chegou no local, a água estava jorrando para tudo que era lado e se verificou que foi vandalismo porque os restos dos tubos não foram encontrados. Fizemos o conserto e, no dia seguinte, ocorreu novamente a mesma situação, mas não sabemos se foi vandalismo também, pois os tubos estavam no local e poderia ser alguma falha do conserto que fizemos. Em função disso, tivemos que readequar os equipamentos de maneira diferente para que não venha a ocorrer novamente esse tipo de situação”, disse.

RESERVATÓRIOS

Já a dúvida do presidente da Casa Legislativa Municipal, Alexandre da Silva (PSB), foi sobre a instalação de novos reservatórios de água no município.

“No Bairro Pousada da Neve, a CORSAN substituiu um reservatório de água de 5 m³ por um de 100 m³, o que foi um grandioso avanço. Sobre a instalação de outros reservatórios, realizamos uma reunião com o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, e com mais uma equipe da CORSAN para analisar essa questão. Até o momento, o que se tem projetado é que, até 2024, seja feita a instalação de um reservatório-pulmão no Centro, mas ainda não está definido se vai ser de 2 ou 3 mil metros, que é uma capacidade de reservação 2 a 3 milhões de litros de água. Ressalto que a instalação desse reservatório-pulmão ainda está na fase dos projetos, mas, solicitamos mais dois reservatórios de 100 metros que devem ser colocados no Centro. Não vai ser a solução, mas já vai ajudar no abastecimento de água. Com todos os reservatórios que existem na cidade, temos uma capacidade de reservação de, aproximadamente, 2.300 metros, desde que todos estejam cheios. O nosso consumo de água gira em torno de 3.600 a 3.700 metros. Se a instalação desse reservatório-pulmão for realmente concretizada, vai se ter um grande avanço na capacidade de reservação de água no município. Destaco, ainda, que o ‘Plano B’ da CORSAN, quando se fala em reservação de água, sempre foi e continuará sendo os poços instalados na localidade de São José do Caí”, respondeu Zimmermann.

COLORAÇÃO DA ÁGUA

A vereadora Kátia Regina Zummach (PSDB) questionou Sadi sobre a coloração da água, pois, de acordo com a vereadora, a comunidade reclama que a água, em algumas vezes, apresenta cor marrom.

“Nós não tivemos nenhuma reclamação junto à CORSAN, de usuários, sobre a coloração da água. As pessoas colocam essas reclamações nas redes sociais, mas isso precisa ser protocolo junto à CORSAN para que possamos atender a demanda. Essa situação acontece no município, mas a população também precisa fazer a limpeza dos seus reservatórios e filtros. É importante que as reclamações sejam protocoladas junto à CORSAN, pois, assim, podemos mapear os locais que apresentam problemas e ver o que podemos fazer”, afirma Sadi.

CRÉDITO DAS FOTOS: Jordana Kiekow | Comunicação CVNP

Fonte: Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis