14/03/2024

Vereador Daniel Michaelsen diz ter sonho de criar Rota dos Memoriais de Nova Petrópolis

Memorial à história dos Pomeranos está com a obra em fase final e deverá ser entregue em Abril na localidade de São José do Caí

O vereador Daniel Michaelsen(MDB), falou na sessão legislativa desta semana sobre o andamento da obra que busca fazer o resgate histórico dos Pomeranos. Ao fazer o relato do trabalho que vem sendo realizado em parceria com o Poder Executivo de Nova Petrópolis na localidade de São José do Caí, o legislador disse estar feliz com o resultado e prenunciou que o local “irá se tornar mais um atrativo turístico do município”.

“O nosso sonho é criar a Rota dos Memoriais de Nova Petrópolis”, disse Michaelsen ao lembrar dos memoriais já existentes na Vila Olinda, Arroio Paixão, Linha Temerária e Linha Pirajá. Sobre o trabalho que está sendo realizado em São José do Caí, disse que na localidade há um grupo de 24 pessoas que iniciou em março de 2023 o trabalho de resgate histórico dos Pomeranos – ação que envolveu toda a comunidade. No último sábado(9), o grupo realizou a aplicação de 20 metros cúbicos de concreto no local onde estará o memorial.

No local que também tem o caminho do Caravágio, o vereador disse que o grupo conversou com peregrinos para saber de suas sugestões ou queixas; e ouviu dos visitantes que havia poucas igrejas abertas e poucos pontos de água potável. Por isso, no memorial de resgate histórico dos Pomeranos está sendo construída uma Capela de 4m80cm por 2m para que os fiéis possam fazer suas orações. O local terá além da Capela, a disposição de sete placas que contarão a história da comunidade Pomerana com mais de 200 fotos em exposição. Haverá ainda a estátua de um casal de Pomeranos, sendo a representação da mulher; a de uma senhora que viveu 106 anos e que chegou no dia 10.06.1866 e dia 16.06.1866 perdeu o marido afogado no Rio Caí. Ela está sentada com uma Bíblia na mão.

“O projeto é bom e mesmo com dificuldades estamos indo atrás, temos que fazer promoções, pedir doações, conseguindo o recurso necessário para concluir a estrutura. A gente fica feliz por que estamos na fase final da obra, e o mais importante é o resgate histórico que está sendo feito”, comemorou ao lembrar que o memorial da Linha Olinda, feito em 2022, tem visitação de turistas que passam pela região e a estrutura vem sendo conservada pela comunidade. “O bonito é que já há outras comunidades querendo fazer também o resgate da história de seus antepassados. Esta será mais uma marca que vamos deixar em nosso município”, concluiu. A previsão é de que a obra do memorial dos Pomeranos seja entregue em abril deste ano.

A Pomerânia

A Pomerânia é uma região histórica e geográfica situada no norte da Polônia e da Alemanha na costa sul do mar Báltico, entre as duas margens dos rios Vístula e Odra, atingindo, a oeste, o rio Recknitz.

Crédito da Foto: Antonio Brito/ Comunicação Câmara de Vereadores

Fonte: Câmara de Vereadores Nova Petrópolis