Portal Destaque
conteúdo do menu
conteúdo principal

NOTÍCIAS

13/12/2023

Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis homenageia Associação Volkstanzgruppe Edelstein de Fazenda Pirajá

Homenagem foi proposta pelo vereador Alexandre da Silva (PSB)

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Câmara Municipal de Vereadores de Nova Petrópolis homenageou, em sessão solene, a Associação Volkstanzgruppe Edelstein de Fazenda Pirajá pelos 30 anos de história. A homenagem ocorreu na terça-feira, 12 de dezembro, na Sociedade Cultural e Esportiva Canto Alegria. Em ato simbólico, o vereador Alexandre da Silva (PSB), proponente da homenagem, entregou uma placa de reconhecimento a presidente da Associação Volkstanzgruppe Edelstein de Fazenda Pirajá, Lediane Werner. Durante a sessão solene, os vereadores destacaram a importância do Volkstanzgruppe Edelstein de Fazenda Pirajá, que tem como objetivo resgatar, preservar e difundir a cultura de Nova Petrópolis por meio da dança folclórica alemã, realizando diversas apresentações culturais no município e no estado.

O requerimento de homenagem aos 30 anos da Associação Volkstanzgruppe Edelstein de Fazenda Pirajá é de autoria do vereador Alexandre da Silva e foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária de 14 de novembro de 2023.

Em sua fala, Alexandre destacou a importância do Volkstanzgruppe Edelstein para o município de Nova Petrópolis.

“Para mim é uma alegria e uma satisfação ser o proponente desta homenagem. O Volkstanzgruppe Edelstein faz um trabalho importante na preservação da cultura alemã por meio da dança. O grupo possui várias categorias e o trabalho que fazem com as crianças é fundamental para a educação e formação de seu caráter, pois elas são o nosso futuro. O grupo é pioneiro na questão da inclusão, emocionando a todos com suas apresentações. Parabenizo o Volkstanzgruppe Edelstein pelos 30 anos de história, sabemos que a caminhada não é fácil, com muitos ensaios, deslocamentos e apresentações, mas continuem fortes, representando a comunidade de Nova Petrópolis”, disse Silva.

Para a presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Petrópolis, Kátia Regina Zummach (PSDB), o Volkstanzgruppe Edelstein tem um papel importante no resgate e preservação da cultura alemã.

“O grupo leva a cultura alemã por meio da dança para diversas cidades, levantando, também, a bandeira da inclusão, integrando as pessoas com necessidades especiais. Quando vemos uma apresentação de um grupo folclórico, ficamos maravilhados com a desenvoltura e o empenho dos integrantes. Não podemos esquecer da dedicação do grupo na elaboração e ensaios para as apresentações culturais, além das intensas pesquisas realizadas para a confecção dos trajes, tudo isso para que seja enaltecida a cultura germânica, característica fundamental do nosso município. Todos os envolvidos na história do Volkstanzgruppe Edelstein formam uma grande família, parabéns por toda a trajetória e dedicação, que o grupo siga dançando e nos encantando”, destacou Kátia.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, ressaltou que a maior riqueza do município é a sua cultura e as suas tradições, que são bem resgatadas e preservadas pelo Volkstanzgruppe Edelstein.

“É um prazer estar aqui nesta noite para homenagear o Volkstanzgruppe Edelstein, celebrando o trigésimo aniversário do grupo, que representa muito bem a cultura germânica do município de Nova Petrópolis. Parabenizo a todos que fizeram e fazem parte da história do Grupo, os dançarinos, os familiares que sempre estão junto, os ex-presidentes e ex-integrantes, e as nossas crianças, que são o futuro do nosso folclore alemão. Sabemos que, muitas vezes, os integrantes do Grupo precisam ‘abrir mão’ de momentos com a família e de lazer para se dedicarem às apresentações culturais. Desejo que o Volkstanzgruppe Edelstein continue, por meio da dança, da música e da alegria, sua história e que passe essa tradição para as futuras gerações”, salientou Wolf.

O presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemães de Nova Petrópolis, Rafael Reidel Haas, afirmou que o Volkstanzgruppe Edelstein faz parte da Associação há muitos anos e que é motivo de muito orgulho para Nova Petrópolis.

“Quero parabenizar a todos que se empenham para manter o grupo, pois sabemos que não é fácil, são momentos de alegria e outros de dificuldades, mas continuamos com nossas apresentações, nossos trajes, nossas crianças. Parabenizo o grupo por proporcionar oportunidades para aquelas pessoas que, talvez, nunca pensaram em dançar. O grupo integra as pessoas com necessidades especiais em suas danças, motivo de orgulho para a Associação e para o Volkstanzgruppe Edelstein, parabéns a todos”, ressaltou Haas.

A presidente da Associação Volkstanzgruppe Edelstein de Fazenda Pirajá, Lediane Werner, agradeceu a homenagem proposta pelo Poder Legislativo Municipal.

“Comemorar os 30 anos do grupo é motivo de muito orgulho e alegria, pois significa que o trabalho iniciado em 1994 por um grupo de amigos do nosso bairro deu frutos, estes que estamos colhendo e plantando a cada novo ano de nossa história. Sabemos da nossa importância cultural e histórica, trabalho realizado desde o começo do grupo. Celebramos com alegria o primeiro ensaio da categoria adulta em 1994 e, com o mesmo sentimento, celebramos o início da categoria infantil em 2002. Ver nossos dançarinos brilharem nos deixa muito orgulhosos. Comemoramos cada conquista, especialmente aquelas que juntos podemos sonhar grande, cada momento que compartilhamos nos permite crescer a aprender ainda mais sobre nossos antepassados. Muitas pessoas fizeram parte da nossa história e agradecemos a cada uma pelo esforço e dedicação”, disse Lediane.

Também fizeram uso da palavra os vereadores Carlos Antônio Simon (PSDB), Cláudio Antônio Gottschalk (PDT), Daniel Michaelsen (MDB) Egon Ackermann (Republicanos), Josué Drechsler (MDB), Oraci de Freitas (Progressistas) e Tarcísio Brescovit (Patriota). A secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gislane Marchioro Leal, prestigiou a sessão solene, bem como integrantes e ex-integrantes do Volkstanzgruppe Edelstein e comunidade da Fazenda Pirajá.

Além disso, a sessão contou com a benção do pastor Paulo Einsfeld que, em nome da equipe ecumênica, deixou sua mensagem. No final da sessão solene, o Volkstanzgruppe Edelstein de Fazenda Pirajá fez sua apresentação por meio da dança folclórica alemã.

A Sessão Solene em Homenagem aos 30 anos da Associação Volkstanzgruppe Edelstein de Fazenda Pirajá foi transmitida ao vivo e está disponível no YouTube oficial da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, neste link https://www.youtube.com/watch?v=ytJocqIhY6o.

Confira o histórico da Associação Volkstanzgruppe Edelstein:

O Volkstanzgruppe Edelstein foi fundado em 17 de agosto de 1994, na localidade de Fazenda Pirajá, município de Nova Petrópolis, por um grupo de amigos. O nome do grupo significa “Grupo de Danças Folclóricas Pedra Preciosa”, sendo que a joia mais valorizada pelo grupo é a amizade, e é por meio desta que o grupo tem por objetivo resgatar, preservar e difundir a cultura germânica através da dança.

Ao longo de sua trajetória cultural, o Edelstein realizou inúmeras apresentações em eventos culturais, encontro de grupos, eventos públicos e privados, e bailes no município de Nova Petrópolis e em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Já enviou representantes para países como República Tcheca, Alemanha e Argentina e também para alguns estados brasileiros. Nessas apresentações e viagens, o intuito sempre é tornar conhecido o trabalho de preservação da identidade cultural germânica realizado no município, a herança deixada pelos nossos antepassados, e das transformações que a preservação cultural operou na forma de pensar dos integrantes. Atualmente, a categoria adulto possui 40 integrantes.

Em 2019, o grupo deu início ao projeto de inclusão social, integrando pessoas com necessidades especiais. O movimento de resgate não está presente somente nas danças, mas também nas vestimentas. A confecção dos trajes foi realizada após muitas pesquisas sobre os povos germânicos que se concentraram na localidade de Fazenda Pirajá no período da imigração. O primeiro traje foi confeccionado no ano de 1995 e é um traje de moda folclórica, que buscava imitar a forma de vestir no conceito geral. O segundo traje, confeccionado em 1998, é uma representação da região de Hunsrück, às margens do Rio Mosela, e é um traje de trabalho representado no contraste das cores escuras e claras. Há uma variação deste traje, com xale, touca e avental escuro para as senhoras casadas ou viúvas, diferente das peças claras para as moças solteiras.

O terceiro traje é uma homenagem aos imigrantes vindos da Pomerânia. É um traje de gala que representa a região de Oppel. O quarto traje foi confeccionado em 2017 e é um traje festivo, representando a Renânia do Norte - Westfália, estado mais populoso da Alemanha, conhecido por sua diversidade cultural, bem como pela população alegre e trabalhadora. O traje é usado nos finais de semana, em cultos, kerbs, bailes e outros eventos sociais, como batizados, casamentos, desfiles ou até mesmo em funerais, como homenagem a quem partiu. Além do trabalho de preservação na categoria adulta, o Edelstein incentiva a preservação cultural nas crianças, que são o futuro de todos os povos, e para tanto, foi criada em 4 de maio de 2002 a categoria Mirim/Infantil.

Coordenada por integrantes do adulto, as crianças têm mais contato com as tradições por meio de danças, canções e brincadeiras. O primeiro traje da categoria data do ano de 2002 e é uma adaptação do segundo traje da categoria adulta (Hunsrück). O segundo traje confeccionado em 2011, representa a região do Tirol, que sofreu forte influência italiana do pós-guerra, incorporando cores mais vivas e detalhes mais sutis, como fitas e bordados, ao traje mais fechado dos alemães.

O lema do grupo é “Em cada passo uma história, em cada ritmo uma conquista, em cada sorriso uma realização”. As conquistas são fruto de muito trabalho, dedicação e comprometimento, realizado em parceria entre comunidade e integrantes do grupo ao longo da história.

É com grande alegria e satisfação, que o Volkstanzgruppe Edelstein contribui para preservar a cultura, aquilo que lhes foi deixado de mais precioso por aqueles que batalharam por seus ideais. É observando as lutas do passado que se pode projetar um futuro de glórias. É contando e festejando as histórias que elas são passadas às futuras gerações permitindo a sua continuidade.

CRÉDITO DAS FOTOS: Jordana Kiekow | Comunicação Câmara Nova Petrópolis

Fonte: Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis