06/12/2023

Aprovado projeto de lei do Poder Legislativo que denomina rua de “Felippe Knorst”

Matéria legislativa é de autoria dos vereadores Alexandre da Silva, Daniel Carlos Michaelsen e Egon Ackermann

Na sessão ordinária de terça-feira, 5 de dezembro, foi aprovado o Projeto de Lei do Poder Legislativo nº 013/2023, encaminhado pelos vereadores Alexandre da Silva (PSB), Daniel Carlos Michaelsen (MDB) e Egon Ackermann (Republicanos).

A matéria legislativa denomina de Rua Felippe Knorst a via que inicia a 4,3 Km da ERS-235, pela Rua dos Ackermann, em direção a esquerda de quem vai à Rua São Jacó, tendo extensão de 1,1 Km. A rua fica localizada no Canto Ackermann. A lei também revoga a Lei Municipal nº 4.152, de 2 de dezembro de 2011, que denomina de Rua do Inglês.

Para o vereador Daniel Michaelsen, esta é uma homenagem justa. “Felippe Knorst representou muito para aquela comunidade, sendo um dos primeiros moradores”, afirma.

Segundo o vereador Alexandre da Silva, “foi importante ingressar com esse projeto entre três vereadores, é uma forma de homenagear aqueles que ajudaram a construir Nova Petrópolis”, disse.

“É um projeto muito importante para a família Knorst, que continua exercendo suas atividades no município. Grande parte da estrada passa pelas terras que eram do Felippe”, complementou o vereador Egon Ackermann.

Confira o histórico de Felippe Knorst:

Felippe Knorts nasceu em 13 de novembro de 1886 e faleceu em 2 de novembro de 1957. Era filho de Lourenço Knorst e Dorothea Knorst.

Foi casado com Maria Knorst, que faleceu em 15 de fevereiro de 1929, com quem teve sete filhos: Bárbara, Pedro, Christiano, Maria, Verônica, Estevão e Lorenço.

Em 19 de fevereiro de 1934 casou-se com Maria Francisca Wiedemann e teve mais três filhos: Antônio, Johana e Mathilda.

Felippe Knorst teve duas áreas de terras, uma de 24,2 hectares, adquirida em 11 de maio de 1917, e a outra com 48,4 hectares, adquirida em 20 de março de 1930, sendo essa onde passa atualmente a Rua do Inglês. As áreas de terras continuam na família Knorst.

Felippe foi agricultor que, com suas famílias, morou no local, tirou o sustento e ajudou no desenvolvimento econômico da localidade de São Jacó, fazendo trabalhos voluntários na comunidade, tendo, assim, um grande carisma pelos moradores locais.

CRÉDITO DAS FOTOS: Jordana Kiekow | Comunicação Câmara Nova Petrópolis