Portal Destaque
conteúdo do menu
conteúdo principal

NOTÍCIAS

29/11/2023

Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis homenageia Escolinha de Futsal Bola Bola

Homenagem foi proposta pelo vereador Tarcísio Brescovit

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Escolinha de Futsal Bola Bola foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis na sessão ordinária de terça-feira, 28 de novembro. Em ato simbólico, o vereador Tarcísio Brescovit (Patriota), proponente da homenagem, entregou uma placa de reconhecimento aos fundadores da Escolinha, professores Tiago Libardi e Volnei Ramon. Durante a homenagem, os vereadores destacaram a importância da Escolinha Bola Bola, que proporciona a prática do futsal para crianças e adolescentes de Nova Petrópolis e da região, ensinando os principais valores do esporte, como disciplina, trabalho em equipe, amizade, persistência, respeito, superação e honra.

O requerimento de homenagem à Escolinha de Futsal Bola Bola foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária de 24 de outubro de 2023. O requerimento foi encaminhado pelo vereador Tarcísio Brescovit, com objetivo de homenagear a Escolinha pelos 10 anos de história, que serão completados no dia 1º de abril de 2024.

Para Brescovit, incentivar a prática do futsal é descobrir novos talentos, mas, a maior missão da Escolinha é formar o caráter dos futuros cidadãos.

“A Escolinha Bola Bola demostra sua responsabilidade social ensinando os valores do esporte às crianças. Muitas pessoas se envolvem com o projeto, como pais, alunos, professores e a comunidade de Nova Petrópolis, resultado de uma união que luta pelo que acredita. O município só tem a agradecer por esse trabalho, que melhora a qualidade de vida dos nossos jovens. Esperamos que o projeto continue por muito tempo, parabéns Escolinha Bola Bola!”, disse Tarcísio.

Em sua fala, a presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Kátia Regina Zummach (PSDB), destacou a importância do futsal e da prática das atividades físicas.

“É importante ensinar as crianças a canalizar a sua energia em algo produtivo, como a prática do futsal. O esporte coletivo é primordial na integração social, movimentar o corpo traz uma série de benefícios, tanto na parte física como mental. A prática de esporte ajuda na concentração e na coordenação motora, além de incentivar a competitividade e o respeito. Por meio do esporte, as crianças e os adolescentes aprendem a lidar com possíveis frustrações, entendendo que nem sempre se ganha. O esporte ensina várias lições valiosas, por isso, parabenizo a Escolinha de Futsal Bola Bola que acredita nisso e ajuda na formação do caráter de nossas crianças”, ressaltou Kátia.

De acordo com o fundador e professor da Escolinha de Futsal Bola Bola, Tiago Libardi, mais de 600 crianças já passaram pelo projeto.

“A Escolinha de Futsal Bola Bola é uma grande família, formada por professores, pais e alunos. Ao longo desses 10 anos, vivemos muitas experiências. Hoje, somos referência no estado, competimos com as outras equipes de forma igualitária, e competindo os atletas adquirem virtudes, seja com a derrota ou com a vitória. Somos muito gratos e felizes em poder oportunizar para nossos alunos essas vivências, que com certeza ficarão marcadas na vida deles. Muito obrigado pela homenagem, apoiar o esporte é investir num futuro melhor para nossas crianças e adolescentes”, destacou Libardi

O fundador da Escolinha de Futsal Bola Bola, professor Volnei Ramon, ressaltou a importância do apoio da comunidade e do comércio de Nova Petrópolis desde a criação do projeto.

“O crescimento e o sucesso da escolinha só foi possível por conta daqueles que nos apoiaram desde o começo, quando ainda não tínhamos ideia se o projeto daria certo. Desde a sua criação, a Escolinha tem o mesmo ideal, que é formar cidadãos. Quanto mais incentivarmos as nossas crianças e adolescentes a terem sonhos e a conquistarem seus objetivos, mais formaremos pessoas vencedoras, com atitude, personalidade e dedicação. Agradecemos o reconhecimento e a homenagem”, disse Ramon.

Também fizeram uso da palavra os vereadores Alexandre da Silva (PSB), Carlos Antônio Simon (PSDB), Cláudio Antônio Gottschalk (PDT), Daniel Carlos Michaelsen (MDB), Egon Ackermann (Republicanos), Josué Drechsler (MDB) e Oraci de Freitas (Progressistas). Participaram da homenagem, ainda, pais, alunos e professores da Escolinha de Futsal Bola Bola.

Além de placa de homenagem, também foi exibido um vídeo comemorativo aos 10 anos da Escolinha de Futsal Bola Bola.

A homenagem à Escolinha de Futsal Bola Bola foi transmitida ao vivo e está disponível no YouTube oficial da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, neste link: https://www.youtube.com/watch?v=Wc9sO46pE9k.

 

Histórico da Escolinha de Futsal Bola Bola

A Escolinha de Futsal Bola Bola foi criada em 1º de abril de 2014, com o objetivo de proporcionar a prática do futsal para as crianças e os adolescentes de Nova Petrópolis e da região. Meses mais tarde, foi fundada a Associação Futsal Nova Petrópolis (AFNP), em 27 de outubro de 2014, para que a escolinha pudesse conseguir recursos por meio de verbas, principalmente para participar de competições. A AFNP é formada por pessoas da comunidade de Nova Petrópolis.

 

A primeira diretoria e conselho fiscal da AFNP ficou constituída da seguinte maneira:

Presidente: Carla Andrea Feyth

Vice-Presidente: Maico Libardi

Secretária: Janaina Sfredo do Nascimento

Vice-Secretário: Agnes Ines Massing Libardi

Tesoureira: Ingrid Dagmar Dinnebier

Vice-Tesoureiro: Luis Carlos Feyth

Conselho Fiscal Efetivo:

Everton Michel do Nascimento

Osvaldo Ari Libardi

Marilci M. Cruz

Viviane Andressa Dinnebier

Suplentes:

Maria de Lourdes Mattiello Libardi

Evelyn Luise Dinnebier

 

Atual diretoria e conselho fiscal da ANFP é formada da seguinte maneira:

Presidente: Pâmela Schirmbeck de Souza

Vice-Presidente: Solon Coutinho de Lucena Neto

Secretária: Fabienne Vieira da Silva

Vice-Secretário: Caren Tonus

Tesoureira: Greice Ariane Elias Feldens

Vice-Tesoureiro: Ricardo Feldens

Conselho Fiscal:

José Werner Neumann

Cristian Marlan Comiotto

André de Freitas

Ricardo José Dinnebier

Suplentes:

Marli Reisdoerfer

Luís Cláudio Kiekow

 

Atualmente, a escolinha conta com 280 alunos, entre crianças e adolescentes, de 4 a 15 anos, meninas e meninos, e com 10 professores.

A escolinha representa a cidade de Nova Petrópolis em diversos campeonatos da região e do Estado, participando de competições como Copa Fenakiwi, Regional Fuse, Copa D'Itália e Estadual de Futsal. Os atletas já jogaram futsal em cidades como Pelotas, Carlos Barbosa, Taquara, Caxias do Sul, Farroupilha, Nova Prata, São Vendelino, Feliz, Alto Feliz, Garibaldi, Canoas, Parobé, entre outras.

A escolinha já conquistou diversos títulos em diversas categorias, porém o maior dos títulos é a formação de cidadãos.

Os atletas treinam no Ginásio do Colégio Frederico Michaelsen e algumas categorias utilizam o Ginásio do Colégio Padre Werner e a Sociedade Juvenil de Linha Temerária.

Fonte: Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis