31/05/2023

Daniel Michaelsen solicita informações sobre agroindústrias de Nova Petrópolis

O vereador quer saber o que a Administração Municipal está fazendo para apoiar a incentivar esse tipo de atividade

O Pedido de Informações nº 021/2023, encaminhado pelo vereador Daniel Carlos Michaelsen (MDB), foi apreciado na sessão ordinária de terça-feira, 30 de maio.

A proposição solicita que seja informado à Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis quantas agroindústrias haviam em Nova Petrópolis no ano de 2015 e quantas tem em 2023. Que seja informado, também, qual o motivo de muitas terem fechado e o que a Administração Municipal está fazendo para apoiar e incentivar as agroindústrias.

Conforme a proposição, a agroindústria é a fase onde produtos primários são transformados em subprodutos que, posteriormente, serão voltados, em sua grande maioria, à produção de alimentos ao consumidor final. Isso se aplica a carnes, cereais, conservas, laticínios, entre outros.

Segundo Michaelsen, a agricultura é a prática mais antiga da humanidade e uma das mais importantes do mundo.

“Os benefícios gerados por este setor são inúmeros, especialmente pela forte influência na economia mundial, seja ela de grandes proporções, familiar, biológica, orgânica, entre outras. É a partir da agricultura que se produzem os alimentos e os produtos primários utilizados pelas indústrias, pelo comércio e pelo setor de serviços, o que a torna base para a manutenção da economia mundial. Lembrando que as agroindústrias são muito importantes para manter os jovens no campo, inclusive trazendo emprego e renda para as famílias”, destaca Daniel.

CRÉDITO DA FOTO: Jordana Kiekow | Comunicação Câmara Nova Petrópolis