20/10/2021

Vereadores aprovam dois projetos de lei do Executivo Municipal

Matérias legislativas foram aprovadas por unanimidade

Na sessão ordinária do dia 19 de outubro de 2021 foram aprovados dois projetos de lei do Executivo Municipal. Confira:

PROJETO DE LEI 096/2021: dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2022.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias é uma exigência da Constituição Federal e da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), e deve estabelecer as metas e prioridades da Administração Municipal, balizando a elaboração da lei orçamentária anual e dispondo, eventualmente, sobre alterações na legislação tributária.

A LRF diz, também, que a Lei de Diretrizes Orçamentárias deve estabelecer adicionalmente as metas fiscais; a evolução do patrimônio líquido; a origem e aplicação dos recursos obtidos com a alienação de ativos; a estimativa e compensação da renúncia de receita; e a margem de expansão das despesas obrigatórias de natureza continuada, avaliando os riscos fiscais.

Assim, esse projeto de lei define as prioridades e metas da Administração Municipal para o exercício de 2022, extraídas do Plano Plurianual que, por sua vez, estabelece objetivos para um período de quatro anos, baseado no diagnóstico das necessidades e dificuldades do município, conforme aprovado por lei.

O texto legal e seus anexos são orientações jurídicas e contábeis que servirão de alicerce para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Cabe destacar os seguintes anexos:

a) Anexo I – os cálculos para apuração da estimativa de receitas e despesas para o exercício de 2022 estão fundamentalmente baseados na evolução histórica, que poderá variar até o término do presente exercício, resultando em oscilação das projeções.

b) Anexo II – contempla os riscos fiscais, onde são avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de impactar nas contas públicas.

c) Anexo III – discrimina as possíveis ações que integrarão o orçamento de 2022.

d) Anexo IV – objetiva sintetizar os investimentos mais relevantes, cujos valores estão inseridos nas diversas ações que integram o Anexo III.

e) Anexo V – contempla adequações necessárias no Plano Plurianual 2022 – 2025, objetivando aprimorar o aproveitamento dos diversos recursos. Tratam-se de valores referenciais, passíveis de oscilação durante a sua execução, variando de acordo com as necessidades e o período em que as ações forem executadas, quando a Administração submeterá ao Legislativo as alterações eventualmente necessárias.

Para que se possa atender as demandas da comunidade de Nova Petrópolis, é necessário e obrigatório que a Administração Municipal esteja adequada à realidade da receita para, então, fixar a despesa.

No curso do exercício financeiro, a Prefeitura Municipal buscará novos recursos junto à União e ao Estado do Rio Grande do Sul, objetivando incrementar o atendimento à comunidade por meio de obras e serviços de qualidade.

PROJETO DE LEI 097/2021: busca autorização para que a Prefeitura Municipal proceda na cessão de uso de imóvel à Associação de Moradores de Linha Imperial, de forma gratuita, com o objetivo específico de garantir o abastecimento de água à comunidade local.

O imóvel possui uma área de 1.004,20 m² e está localizado no Loteamento Pinhal, na Linha Imperial, e conta com um poço artesiano.

Atualmente, a Associação de Moradores de Linha Imperial já possui autorização gratuita do Poder Público para a ocupação do espaço, inclusive para a utilização do poço artesiano existente. Porém, a autorização é um ato administrativo precário de disposição de bem público, sendo que a Administração Municipal julga que o instrumento adequado seja o da cessão de uso, que demanda autorização legislativa própria, porquanto envolve bens patrimoniais indisponíveis e um prazo de vigência mais ampliado.

A cessão de uso que se propõe tem o prazo de cinco anos, prorrogável por igual período caso persista interesse público. A instalação de quaisquer benfeitorias sobre o imóvel, embora autorizada, não implica no dever do município de indenizar a associação cessionária.

CRÉDITO DA FOTO: Jordana Kiekow | Comunicação CVNP