22/09/2021

Despesas dos Poderes Executivo e Legislativo projetadas para o ano de 2022 são apresentadas em audiência pública

A estimativa de receita para o próximo ano é de R$ 99.600.000,00

Na tarde de terça-feira, 21 de setembro, ocorreu a audiência pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Anual Orçamentária (LOA) de Nova Petrópolis. O contador da Prefeitura Municipal, Roberto Silveira, apresentou as metas e prioridades do Poder Executivo para o ano de 2022 e as principais despesas recorrentes que devem ser executadas ao longo de 2022.

Para a elaboração e execução do orçamento da LDO foram consideradas as seguintes diretrizes: equilíbrio entre receitas e despesas; limitação de empenho; disponibilização dos estudos e estimativas de receitas; cronograma de execução mensal de desembolso e metas bimestrais de arrecadação.

A receita projetada para o ano de 2022 foi de R$ 99.600.000,00, sendo R$ 900 mil para a Câmara de Vereadores; R$ 2.310.000,00 para o Gabinete do Prefeito; R$ 1.550.000,00 para a Secretaria Municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação; R$ 2.400.000,00 para a Secretaria Municipal de Administração; R$ 4.565.000,00 para a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio; R$ 17.130.000,00 para a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos; R$ 6.375.000,00 para a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente; R$ 33.720.000,00 para a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto; R$ 26.510.000,00 para a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e R$ 3.140.000,00 para a Secretaria Municipal da Fazenda. Além disso, do valor total, R$ 1 milhão ficará na reserva de contingência.

“A LDO fixa o montante de recursos que o governo pretende economizar, traça os limites para as despesas dos Poderes Executivo e Legislativo e disciplina o equilíbrio entre as receitas e despesas. Já a LOA é uma planilha de orçamentos com a estimativa de receitas e fixação de despesas para o ano de 2022”, explica Silveira.

No Poder Legislativo, as maiores despesas são com a folha de pagamento, a assessoria jurídica, telefone, energia elétrica, internet, entre outros.

Estiveram presentes na audiência pública o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, e o vice-prefeito, Martim Wissmann; o secretário Municipal de Administração, Bruno Seger; o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Lüdke; a secretária Municipal da Fazenda, Ariane Berti; o secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, João da Silva; o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Daniel Michaelsen (MDB); os vereadores Alexandre da Silva (PSB), Cláudio Gottschalk (PDT), Egon Ackermann (Republicanos), Josué Drechsler (MDB), Oraci de Freitas (PP) e Tarcísio Brescovit (Patriota); e as vereadoras Kátia Zummach (PSDB) e Lilian Perufo (PSDB).

Crédito das fotos: Jordana Kiekow | Comunicação CVNP