02/09/2021

Vereadores indicam implantação de Centro Passa Dia para idosos

Objetivo é promover melhores condições de vida à terceira idade

Na sessão ordinária do dia 31 de agosto de 2021 foi aprovada a Indicação 028/2021, encaminhada pelos vereadores Daniel Michaelsen (MBD) e Josué Drechsler (MDB). A indicação solicita ao Poder Público Municipal que estude a possibilidade de implantar um “Centro Passa Dia” para a terceira idade de Nova Petrópolis.

De acordo com a justificativa, o município possui, proporcionalmente, o maior número de idosos da região, o que é comprovado por meio de estudos e pesquisas. Diante disso, cabe à Prefeitura Municipal ampliar o leque de medidas de proteção e atenção a essas pessoas, reduzindo preconceitos e minimizando as consequências provocadas por situações de vulnerabilidade, acreditando que é possível envelhecer com qualidade.

Com o crescimento gradativo da população idosa, é obrigação da Administração Municipal incrementar ações voltadas a esse público, o que pode ser realizado por meio do “Centro Passa Dia”, que se caracterizaria como um serviço de proteção social, convivência e fortalecimento de vínculos aos idosos vulneráveis e em risco pessoal e social

Ainda segundo a indicação, o Centro Passa Dia pode oferecer atividades socioeducativas planejadas, baseadas nas necessidades, interesses e motivações dos idosos, o que permite a construção e a reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas. Tais atividades seriam oferecidas durante o dia, momento em que os familiares estão trabalhando ou estudando, e não podem cuidar deles. O idoso pode ser deixado no local pela manhã e levado para casa à tarde por seus parentes.

“O objetivo é reconhecer a importância dos idosos para a sociedade, buscando promover melhores condições de vida para aqueles que já fizeram muito pela sua família e pela comunidade. O ‘Centro Passa Dia’ pode contribuir para que os idosos tenham uma vida mais digna, com mais qualidade e sociabilidade, recebendo o carinho e a atenção merecidos”, afirma Michaelsen.

Dreschler destaca que essa é uma sugestão para a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. “O Centro Passa Dia é um lugar onde os idosos podem passar o dia e fazer atividades com outros idosos. É um lugar que pode oferecer todo o tipo de atendimento para os idosos, basta estudar e verificar a maneira de viabilizar essa possibilidade. Os idosos podem fazer atividades junto à Assistência Social do município, que pode auxiliá-los durante as atividades”, disse o vereador.

Crédito das fotos: Jordana Kiekow | Comunicação CVNP