02/09/2021

Aprovada denominação de ruas no Bairro Pousada da Neve

Objetivo é homenagear cidadãos que atuaram ativamente em Nova Petrópolis

Na sessão ordinária do dia 31 de agosto de 2021 foram aprovados os projetos de lei 014/2021, 015/2021 e 016/2021, ambos encaminhados pelo Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Daniel Michaelsen (MDB). Confira:

PROJETO DE LEI 014/2021: Denomina Rua “Sídio Remídio Dietrich” a Rua A do trecho que inicia na Rua Bonn e finaliza na Rua Tirol, no Loteamento Moradas de Petrópolis, localizado no Bairro Pousada da Neve.

Segundo a justificativa do projeto, Sídio Remídio Dietrich era músico e nasceu em Nova Petrópolis no ano de 1941. Era uma pessoa muito ativa na comunidade, principalmente nos jogos de bolão, cartas e, em especial, na música, pois participou das Bandas Municipais de Nova Petrópolis e Picada Café. Nos finais de semana tocava no Parque Aldeia do Imigrante, onde animava a comunidade e os turistas. Também participou de grupos folclóricos, representando o município de Nova Petrópolis na Alemanha e nos Estados Unidos. Foi sócio-fundador da Dakota Calçados e empreendedor em outras áreas empresariais junto com seus filhos. Sídio faleceu em 13 de janeiro de 2020, aos 78 anos, deixando seu legado de homem solidário, amoroso e sábio.

PROJETO DE LEI 015/2021: denomina Rua “Irineu Kiekow” a Rua B do trecho que inicia na Rua Bonn e finaliza na Rua Tirol, no Loteamento Moradas de Petrópolis, localizado no Bairro Pousada da Neve.

De acordo com a justificativa do projeto, Irineu Kiekow nasceu em 1949, no Bairro Fazenda Pirajá, onde atuou ativamente na comunidade, fazendo parte do time de futebol Bom Sucesso e sempre participando dos churrascos promovidos pela Sociedade Canto Alegria, da qual era sócio. Irineu era agricultor e dedicou sua vida na produção de orgânicos, que vendia na cidade. Foi filiado ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Petrópolis e sócio da Cooperativa Piá e do Esporte Clube Nova Petrópolis. Era muito inteligente, pois sabia de cor o nome de todos os presidentes do Brasil, inclusive a data de nascimento, casamento e morte de todos os seus familiares, amigos e vizinhos. Por isso, foi muito procurado para montar a árvore genealógica de muitas famílias. Irineu faleceu em 19 de outubro de 2013, aos 64 anos.

PROJETO DE LEI 016/2021: denomina Rua “Elio Arnhold” a Rua C do trecho que inicia na Rua Bonn e finaliza na Rua Tirol, no Loteamento Moradas de Petrópolis, localizado no Bairro Pousada da Neve.

Conforme a justificativa do projeto, Elio Arnhold nasceu na localidade de Picada Schneider, em 1946. Em 1972, mudou-se para 14 Colônias junto com sua esposa, Maria Arnhold, com quem teve três filhos. Em 1987, mudou-se com sua família para Nova Petrópolis, onde morou na Linha Imperial. Elio sempre esteve envolvido com o comércio e foi ecônomo da Sociedade Concórdia por 12 anos. Elio e Maria foram criadores da Festa do Leitão, evento que sempre reuniu centenas de pessoas. Além disso, Elio participou ativamente de grupos de bolão, incentivando os campeonatos e ganhando medalhas. Também mantinha uma granja de porcos e adorava tratar seus animais. Tinha um caminhão, que todos sabiam que era de Elio só pelo ronco do motor. Faleceu em 7 de dezembro de 2016, aos 70 anos, deixando seu legado de homem honesto, simples e guerreiro.

Michaelsen agradeceu as famílias Dietrich, Kiekow e Arnhold, que estiveram presentes na sessão ordinária. “Nada mais junto do que fazer uma homenagem para os senhores Sídio, Irineu e Elio, pois todos tiveram uma grande importância para a comunidade, cada um dentro de suas possibilidades”, destaca.

Crédito da foto: Jordana Kiekow | Comunicação CVNP