28/07/2021

Aprovada indicação que visa a instalação de reservatórios em imóveis para a captação e utilização de água da chuva

Indicação 025/2021 foi encaminhada pela vereadora Kátia Regina Zummach (PSDB)

Na Sessão Ordinária do dia 27 de julho foi aprovada a Indicação 025/2021, encaminhada pela vereadora Kátia Regina Zummach (PSDB). Ela solicita ao Executivo Municipal que avalie a possibilidade de que, a curto, médio ou longo prazo, seja instituída a obrigatoriedade de captação e armazenamento de água da chuva nos novos projetos de construções de imóveis residenciais, industriais, comerciais e prédios públicos. Além disso, pede que seja promovido o debate com os profissionais da área e com a comunidade para avaliar a melhor forma de se proceder, e que sejam feitas campanhas educativas com a finalidade de conscientização da população para a captação e aproveitamento de águas pluviais.

Conforme a justificativa da indicação, a captação e aproveitamento de águas pluviais tem um papel fundamental na gestão sustentável dos recursos hídricos. “A água da chuva pode ser utilizada na lavagem de pisos e veículos, em descargas de vasos sanitários, irrigação paisagista e de hortas, entre outros. Dessa forma, teremos mais água tratada para usos prioritários”, destaca Kátia.

Buscando evitar os problemas de escassez e falta de água, e visando a preservação do meio ambiente e a educação sobre o uso racional dos recursos hídricos, a vereadora também apresentou uma sugestão de Projeto de Lei.

Este projeto de lei tem como objetivo a instalação de reservatórios para a captação e utilização de águas pluviais para uso não potável em condomínios, clubes, entidades, conjuntos habitacionais e demais imóveis residenciais, industriais, comerciais e prédios públicos. Além disso, visa reduzir o consumo de água da rede pública, evitar a utilização de água potável onde esta não é necessária, despertar o sentido ecológico com finalidade de não desperdiçar o mais importante recurso natural do planeta e encorajar a conservação de água, autossuficiência e uma postura ativa perante os problemas ambientais de Nova Petrópolis.

O projeto sugerido pela vereadora diz ainda que deverá ser instalado um reservatório específico para a captação da água da chuva, podendo ser a água captada por telhados, coberturas, terraços e pavimentos descobertos, ou outra forma escolhida pelo proprietário.

“Falamos muito em melhorias que a CORSAN deve fazer na rede de água do município, mas nós podemos fazer nossa parte também e devemos promover esse debate ecológico. Antigamente, nossos pais e avós tinham uma cisterna em casa e, hoje em dia, isso foi se perdendo. Se conseguirmos implantar a captação de água nas casas, vamos ter uma atitude ecologicamente responsável economizando água e ajudando a natureza. Existem vários modelos cisternas que podem ser implantadas. O armazenamento da água da chuva é um compromisso com as gerações futuras e com o nosso planeta”, afirma Kátia.

Crédito da foto: Jordana Kiekow | Comunicação Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis