17/06/2021

Vereadores de Nova Petrópolis participam de audiência pública sobre concessão da ERS 235 e da ERS 115

Proposta é conceder rodovias gaúchas pedagiadas à iniciativa privada por 30 anos

Debater o futuro das rodovias pedagiadas do Rio Grande do Sul: Este foi o intuito de uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Gramado no dia 16 de junho. Na ocasião, representantes de cidades da região debateram sobre a concessão das rodovias, demandas e o futuro da ERS 235 e da ERS 115.

Compareceram o presidente do Legislativo Municipal Daniel Michaelsen (MDB), a vereadora Kátia Regina Zummach (PSDB), o vereador Alexandre da Silva (PSB) além do prefeito Jorge Darlei Wolf (PSDB) e o secretário de turismo, indústria e comércio Rodrigo Santos (PSB). Também participaram representantes das cidades de Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Três Coroas, Igrejinha e Taquara, governo do Estado, Empresa Gaúcha de Rodovias e Famurs.

O presidente do Legislativo Municipal, Daniel Michaelsen, cobrou que os investimentos em Nova Petrópolis aconteçam nos primeiros 5 anos de concessão e reforçou a necessidade de ciclovias. “É mais uma alternativa para o desenvolvimento sustentável e fomentar a economia local por meio de um turismo que está em harmonia com a natureza e que também promove saúde”, disse.

Propostas

Quem apresentou os dados foi o secretário extraordinário de parceiras do RS, Leonardo Busatto. Ele explicou que o processo para a concessão das estradas já acontece há dois anos. “Entendemos que a concessão para a iniciativa privada, com a devida fiscalização e regulação, é o melhor modelo para nós melhorarmos a infraestrutura viária, o desenvolvimento econômico e o impacto social para o Estado”.

As mudanças acontecerão em 1,1 mil quilômetros de 20 estradas que passam por 73 cidades gaúchas ao longo de 30 anos. O valor investido neste período deve ser de 10,6 bilhões de reais. Nos primeiros 5 anos a previsão de investimento é de R$ 3,9 bilhões.

Na região de Nova Petrópolis, as propostas envolvem duplicação ou até triplicação da via nos locais onde for possível. De acordo com dados do governo do Estado, apenas 10% da malha viária da região é duplicada. Desta forma, o objetivo é de que, com a concessão, a porcentagem aumente para 73% entre as rodovias pedagiadas. Outra promessa é a construção de 808,6 km de acostamento e 831 obras de adequação de acessos em todo o Estado.

O cronograma envolve, inicialmente, a recuperação e manutenção da via e, após, as obras de ampliação.

Pedágio

O plano de concessão prevê 22 praças de pedágio – 13 novas. O pedágio entre Nova Petrópolis e Gramado deve permanecer no mesmo lugar e o valor cobrado poderá variar de R$ 5,74 a 7,66. Os valores ainda podem sofrer alterações.

Ao final da audiência, o prefeito de Nova Petrópolis Jorge Darlei Wolf entregou um ofício sobre as demandas da cidade. A comunidade foi consultada por meio do Executivo Municipal, Câmara de Vereadores, Acinp e Rota Romântica.