16/06/2021

Junho violeta é destaque na sessão da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis

Objetivo da data é promover a conscientização do combate à violência contra os idosos

O dia 15 de junho foi marcado pelo dia de conscientização do combate à violência contra os idosos. Recentemente o Legislativo Municipal aprovou uma lei encaminhada pelo vereador Alexandre da Silva (PSB) que cria a semana de celebração do junho violeta para combater a violência contra a pessoa idosa.

Por isso, na sessão ordinária do dia 15 de junho, a coordenadora especial de políticas para mulheres e idosos, Liriane Kintschner, compareceu para explanar sobre a realidade da violência contra o idoso em Nova Petrópolis. Ela informou que 20% da população de Nova Petrópolis é considerada idosa – com 65 anos ou mais. Atualmente são 13 casos comprovados e acompanhados de violência patrimonial contra idosos da cidade. Segundo Liriane, este é o tipo de violência mais comum a esta faixa etária. “Filhos fazem empréstimos consignados, se adonam dos cartões. É triste que quem deveria proteger o idoso faz isso”. A coordenadora comentou que certamente existem muitos casos que não chegam até o Cras porque, segundo ela, “o idoso se sente coagido, isso é bem triste”.

Ainda segundo Liriane, o objetivo da campanha é engajar a comunidade para que isso não aconteça. “Os idosos esperam que sejam acolhidos com amor e carinho. Eles têm saudade dos bailes e eventos que não acontecem por conta da vacina. Proporcionar o mínimo de conforto é o mínimo que eles merecem.” A coordenadora finalizou falando sobre as denúncias em caso de violência. Elas podem ser feitas de forma anônima e todas são investigadas pelo Cras. “Se alguém souber de algum caso assim, estamos de portas abertas para a denúncia”, finalizou.

O vereador Alexandre da Silva (PSB) disse que fica feliz que a data esteja sendo lembrada e debatida na cidade. “Acho que a maior violência é permanecer em silêncio frente a esses casos”, colocou.

Segundo o Ministério da Saúde, é considerado violência contra o idoso:

Abandono: Ausência ou omissão dos familiares ou responsáveis, governamentais ou institucionais, de prestarem socorro a um idoso que precisa de proteção.

Violência física: Caracteriza-se pelo uso de força física para obrigar o idoso a fazer algo que ele não quer, ferindo, provocando dor, incapacidade ou até a morte.

Violência sexual: quando a pessoa idosa é incluída em ato ou jogo sexual homo ou heterorrelacional, com objetivo de obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.

Violência emocional: xingamentos, sustos, constrangimento, destruição de propriedade ou impedimento de que vejam amigos e familiares.

Violência financeira: exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou o uso não consentido de seus recursos financeiros e patrimoniais.

Onde denunciar:

Disque 100

Brigada Militar: 190

Unidades Básicas de Saúde

Delegacia

Centro de Referência de Assistência Social – Cras.