09/06/2021

Aprovada criação de cargo de fiscal para auxiliar no enfrentamento da pandemia

Objetivo é reforçar o setor de fiscalização da cidade durante a pandemia.

Em sessão extraordinária no dia 8 de junho os vereadores aprovaram um projeto de lei que autoriza a criação de um cargo de fiscal com o voto contrário do vereador Egon Ackermann (Republicanos). O objetivo é que o profissional contribua na fiscalização durante a pandemia. A aprovação da matéria também já autoriza a contratação de dois fiscais em caráter excepcional e por tempo determinado. A vereadora líder de governo Kátia Zummach (PSDB) disse que a contratação é importante por conta do novo modelo de distanciamento controlado proposto pelo governo do Estado. “Esse novo modelo acabou passando mais responsabilidade para os municípios, inclusive com a apresentação de um plano de fiscalização. A ineficácia fiscalizatória pode resultar na intervenção de forma mais severa por parte do Estado, o que não é desejado”, disse Kátia.

O vereador Egon Ackermann disse que é contra o projeto por não estar convencido de que a contratação de mais fiscais será benéfica aos empresários. “Falei com alguns empresários e eles se mostraram contrários a essa medida. O bom empresário tem consciência de que não precisa ser fiscalizado. Ele está preocupado com a saúde dos clientes, então tenho as minhas dúvidas se contratar mais fiscais vai ser a solução”.