04/06/2021

Comitiva da 24ª Surdolimpíadas de Verão visita os vereadores de Nova Petrópolis

Evento acontecerá de 1 a 15 de maio de 2022 em Caxias do Sul.

No dia 31 de maio cidade de Nova Petrópolis recebeu a visita da comitiva da 24ª edição das Surdolimpíadas de verão 2022. Os vereadores da cidade puderam conhecer mais do evento durante a sessão do Legislativo Municipal.

Na ocasião, o presidente interino do comitê internacional de esportes para surdos, Gustavo Perazzolo, explicou como será a competição, que acontecerá de 1 a 15 de maio de 2022 em Caxias do Sul. “Serão 21 modalidades esportivas que vão envolver 4.500 atletas de mais de 100 países”. Ele afirmou que o evento será um marco para o Rio Grande do Sul. “É a primeira vez que ele acontece na América Latina. Essa é uma oportunidade de poder mostrar as surdolimpíadas para a sociedade brasileira e também de estimular a empatia para as pessoas também reconhecerem o esporte surdo como esporte de alto rendimento”, disse Gustavo. O interino também acrescentou que espera que a vacina chegue para todos até 2022. A intérprete de libras Grasiele Pavan acompanhou Gustavo ao longo de sua fala.

O secretário geral das surdolimpíadas, Richard Ewald, também participou da visita aos vereadores. Ele manifestou o desejo de trazer a disputa de uma modalidade das disputas para Nova Petrópolis. “A ideia seria trazer o vôlei de praia pra cá, até porque a cidade tem uma vocação esportiva com o vôlei”. Richard também disse que o evento tem o legado de incluir a comunidade surda na sociedade. “Devemos ter o espírito de igualdade. Esse é o grande legado que as surdolimpíadas trazem para a comunidade”.

A primeira edição das surdolimpíadas aconteceu em 1924 e a última edição aconteceu em 2017 na Turquia.