01/06/2021

Aprovado projeto de lei que institui semana de combate à violência contra a mulher

Matéria tem o objetivo de conscientizar a comunidade sobre o assunto.

A vereadora Kátia Zummach (PSDB) teve aprovado o projeto de lei 008/2021 na sessão ordinária do dia 31 de maio. Por meio dele, fica criada a semana de combate à violência contra a mulher. A ideia é que ações sobre o assunto aconteçam na semana do dia 25 de novembro de cada ano em Nova Petrópolis. A data em questão é marcada pelo Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher.

De acordo com a vereadora, a necessidade da criação de uma semana específica sobre a temática se dá quando sabe-se que a violência contra a mulher é um problema estrutural da sociedade e que atinge todas as classes. “Não podemos mais admitir viver numa sociedade em que mulheres são inferiorizadas, ignoradas, agredidas, violentadas e assassinadas, tidas como seres que não devem ter os mesmos direitos dos homens. Isso não cabe mais”, disse Kátia. A vereadora embasou seu projeto de lei com dados sobre a Lei Maria da Penha, de 2006, e a Lei do Feminicídio, de 2015.

Além disso, a parlamentar abordou a questão do machismo estrutural. “Hoje muitas mulheres ocupam posições subalternas na sociedade, de forma que possuem menos espaço de chefia, estão nas profissões menos valorizadas e muitas vezes recebem salários menores que os homens em idênticos cargos”, disse. Por fim, Kátia colocou que a educação tem papel fundamental para acabar com a violência contra a mulher e com o machismo. “É fundamental que se implementem práticas educativas que previnam a reprodução de agressões físicas, psicológicas e sociais de cunho machista”, finalizou a vereadora.