22/09/2020

Vereadores e Colégio Frederico Michaelsen dialogam sobre decreto municipal

O decreto 167/2020 declarou de utilidade pública a área da instituição de esino

A sessão ordinária do dia 21 de setembro foi marcada pela presença de representantes do corpo docente do colégio Frederico Michaelsen. Junto aos vereadores, conversaram sobre o decreto municipal 167/2020 que declarou de utilidade pública a área da Cnec Frederico Michaelsen Nova Petrópolis com a finalidade e necessidade de criação de vagas da rede municipal de ensino público. A diretora da escola Maria Luisa Grutz Macher disse que a comunidade escolar foi pega de surpresa com o decreto. “O decreto ficou muito confuso para a população, o discurso era um e o que estava no papel era outro. Em nenhum momento fomos procurados”, disse Maria Luisa.

A fim de sanar dúvidas e esclarecer alguns boatos, o integrante do comitê gestor da Cnec Marcelo Mendes Sylvino também usou a palavra. Ele começou afirmando que a escola não pretende deixar o município e que a situação financeira da instituição está em equilíbrio. “Mesmo com a situação da pandemia, a unidade de Nova Petrópolis tem menos de 14% de inadimplência”, afirmou Marcelo. O integrante do comitê gestor também disse que o Colégio Frederico Michaelsen está entre as 15 melhores escolas da rede cenecista, que tem 80 unidades no Brasil. “Entregamos uma educação de qualidade durante a pandemia. Não há intenção de sair de Nova Petrópolis e em nenhum momento a Cnec foi chamada para para conversar. Queremos reafirmar o comprometimento com a cidade de Nova Petrópolis”, afirmou Marcelo. Os vereadores também colocaram que a comunidade de Nova Petrópolis sentiu um afastamento da instituição de ensino. A respeito da colocação, o integrante do comitê gestor da Cnec disse que desde 2016 há tentativas de reaproximar a instituição de ensino da comunidade local e voltou a crescer no número de alunos. “A Cnec sempre foi parceira de Nova Petrópolis. Nunca nos furtamos em ter uma conversa com a Prefeitura no sentido da Prefeitura comprar vagas da escola Frederico para que os alunos da escola pública para estudar juntos com os demais alunos”, explicou. A diretora da escola, Maria Luisa Grutz Macher, finalizou a participação agradecendo o espaço para poder esclarecer as dúvidas.

Votações na Câmara

O projeto de lei 037/2020 foi aprovado durante a sessão ordinária. A matéria trata de denominar as ruas dos loteamentos Bosque das Araucárias I e Bosque das Araucárias II.

Os projetos de lei 079/2019 e 080/2019 referentes ao Nova 2050 seguem em pauta. As emendas com alterações para os projetos foram finalizadas. O projeto de lei 036/2020 também está em pauta a fim de receber emedas oriundas do Executivo Municipal.

As sessões da Câmara de Vereadores ficam gravadas na íntegra no canal do Youtube Câmara de Nova Petrópolis.