15/09/2020

Projeto do Natal no Jardim da Serra Gaúcha 2020 é apresentado aos vereadores

O objetivo é focar na decoração da cidade, já que ainda não há certeza sobre a possibilidade de fazer programações presenciais.

A sessão ordinária do dia 14 de setembro foi marcada pela apresentação de como será o Natal deste ano em Nova Petrópolis durante a pandemia de coronavírus. A secretária de turismo, indústria e comércio Roberta Liane da Silva foi quem apresentou a proposta. O objetivo principal é investir na decoração, já que ainda não há certeza se as atividades presenciais poderão ser realizadas. Os itens decorativos serão todos oriundos do acervo municipal, ou seja, praticamente nada será comprado, mas sim reformado. A partir do dia 20 de outubro a comunidade já poderá ver o resultado da reforma das decorações pela cidade, que ficarão na rua até o dia 15 de janeiro de 2021. Roberta explica que a ideia é fazer com que os turistas fiquem mais tempo em Nova Petrópolis. “Provavelmente não teremos programação presencial. A cidade merece que a gente estique o tempo de decoração na rua para que as pessoas fiquem mais aqui, se sintam bem e consumam mais aqui”, disse a secretária.

Os locais que receberão decoração são:

- Rua Coberta: Bolas natalinas, guirlandas e lanternas.

- Praça das Flores: Receberá uma árvore natalina decorada e iluminada em cima de uma estrutura. A pirâmide natalina receberá arabescos com velas fake, bolas e iluminação. O labirinto também será enfeitado.

- Praças em frente a Galeria do Imigrante, Kukos e Loja Quero-Quero terõa luzes, letreiro com toucas de natal e mais itens do acervo.

- Monumento ao Cooperativismo: Receberá um grande vitral religioso e flâmual de veludo.

- Sede da prefeitura: Terá todas as janelas, que são 24 no total, enfeitadas e receberá iluminação. Cada janela representará um dia do calendário de advento.

- Rótulas e postes da avenida 15 de novembro: Os poste serão decorados com arabescos dourados com estrelas e lanternas, além de flâmulas de veludo com franjas douradas. As rótulas receberão globos de neve com cenários natalinos em seu interior. A altura das estruturas serão de 2,5 metros.

- Rótulas de acesso à cidade – Vila Olinda, em frente a Wolkswagen e na saída do bairro Pousada da Neve: Receberão letreiros de Feliz Natal, trenó e árvore natalina decorada com bolas e luzes

- Moinho Rasche: Todas as janelas serão decoradas co flâmulas vermelhas de veludo

- Torre de Informações: Decorada com luzes, laços e flâmulas.

- Pórtico da ERS-235: Receberá decorações, flâmulas, iluminação e papai noel.

Aprovações

O projeto de lei 039/2020 foi aprovado na sessão ordinária. O objetivo da matéria é abrir crédito especial referente a uma verba para fazer o recapeamento da da Rua Bela Vista, no centro da cidade. O valor é de R$ 260.078,24.

A indicação 022/2020 também foi aprovada. Ela sugere a atuação de Nova Petrópolis na 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão que ocorrerá em Caxias do Sul. A sugestão é que o município participe dos debates e monitore possibilidades. O vereador Rodrigo Santos é o autor da proposição e explica que serão quase 5 mil pessoas envolvidas no evento. “Seria uma oportunidade de o Município se aproximar da comissão organizadora para buscar delegações para a cidade e olhar a questão do turismo. A rede hoteleira teria como se beneficiar.” A surdolimpíada é um evento multiesportivo internacional que acontecerá em dezembro de 2021. Encaminhada pelo vereador Rodrigo Santos.

A indicação 023/2020 também foi aprovada e sugere a colocação de pontos de apoio e lazer para praticantes de ciclismo e demais esportes. A sugestão é que os locais fiquem espalhados pela cidade e que tenham mapas, bicicletário, bebedouros, calibradores de pneu, iluminação, lixeiras, bancos, mesas e pontos de energia. A proposição foi encaminhada pelo vereador Rodrigo Santos. “A ideia é adentrar na questão da hospitalidade e superar as expectativas. Começar a pensar o turismo dessa forma, ter algo a mais além do roteiro”, explicou o autor da indicação.

O projeto de lei 037/2020 foi retirado de pauta e será votado na próxima sessão ordinária. Ele trata da denominação de ruas nos loteamentos Bosque das Araucárias I e Bosque das Araucárias II.

Emendas estão sendo produzidas para complementar e ajustar os projetos de lei 079/2019 e 080/2019, que tratam do projeto Nova 2050. Reuniões já foram realizadas para estruturar as modificações. Ainda não há data prevista para a votação, mas deve acontecer em breve.