07/04/2020

Projeto que repassa verba da Câmara para o combate ao Coronavírus é aprovado

A sessão foi semipresencial e os vereadores presentes ficaram dispostos com maior distância entre si

A sessão ordinária do dia seis de abril foi marcada pelo retorno dos vereadores ao plenário da Câmara Municipal. Os parlamentares que não se sentiram seguros para sair de casa puderam votar remotamente. Sem a presença de público como forma de evitar aglomerações, os vereadores utilizaram máscaras e ocuparam as cadeiras da plateia para manter maior distanciamento dos demais colegas.

Apenas duas matérias foram votadas na sessão ordinária. O projeto de lei 012/2020 foi aprovado e autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito especial que permite a utilização de recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação por meio do Programa Brasil Carinhoso. O montante de R$ 515,24 será utilizado nas despesas para manutenção e desenvolvimento da educação infantil. A indicação 007/2020 foi encaminhada pelo vereador Rodrigo Santos e sugere ao Executivo que crie um grupo para debater ações futuras após a crise causada pela pandemia do Coronavírus. “Estamos acompanhado as dificuldades referentes ao Coronavírus. Isso carrega uma questão econômica. Que o poder público seja o apoio pra que a gente possa retomar a vida normal.”

A sessão ainda foi marcada pelo retorno do vereador Oraci de Freitas no lugar do  vereador suplente Jorge Nestor MIchaelsen. Freitas venceu a eleição para a escolha do novo segundo secretário.

Sessão extraordinária

Ainda na noite de seis de abril os vereadores votaram o projeto de lei 013/2020 em uma sessão extraordinária. Ele tem a finalidade de repassar uma verba do orçamento do Legislativo Municipal de Nova Petrópolis no valor de R$ 60.000,00 para o combate à Covid-19 no Município. O valor foi distribuido para o Cras, com a finalidade de adquirir cestas básicas, material de limpeza e higiene pessoal, para o Corpo de Bombeiros Voluntários a fim de adquirir equipamentos de proteção individual e à OASE para adquirir equipamentos para o hospital, equipamentos de proteção individual e de higiene. Estes repasses se darão por meio de termo de parceria e de convênio. O presidente da Casa João Paulo de Macedo Viana disse que pandemia de Coronavírus atinge a sociedade como um todo e enalteceu o trabalho realizado pelo comitê de crise e pela Administração Pública. “Questionaram os vereadores sobre como podemos contribuir como entidade. Cada um já vem contribuindo de forma particular. Nós não paramos de trabalhar, seja de forma remota ou presente, e assistimos a quem nos solicita ajuda”, disse João Paulo.