10/12/2019

Aprovado projeto de lei que coloca vice-diretores em escolas com mais de 180 alunos

Secretário de educação explica que o cargo é necessário principalmente em instituições que contam com atividades no turno inverso.

Na sessão ordinária do dia nove de dezembro os vereadores aprovaram o projeto de lei 063/2019. O objetivo é alterar a lei 3.597/2006, referente ao Plano de Carreira do Magistério Público do Município de Nova Petrópolis. A alteração proposta tem o objetivo de permitir que instituições de ensino com mais de 180 alunos possam contar com vice-diretores. De acordo com a justificativa da Secretaria de Educação, nas escolas com mais de 180 alunos, principalmente de educação infantil, a direção fica sobrecarregada. Em outras instituições existem atividades de turno inverso, o que faz com a escola funcione quase 12 horas diárias. Outras questões como faltas de funcionários, acompanhamento em horários específicos como alimentação e situações de problemas de saúde em sala de aula, poderiam ser melhor acompanhadas por um vice-diretor.

O secretário municipal de educação, cultura e desporto, Ricardo Lawrenz, explicou a necessidade das contratações. “Temos a previsão de contratar mais três vice-diretoras para o ano que vem em virtude do crescimento do número de matrículas que vem ocorrendo em pouco tempo”, disse.