28/11/2019

Agilidade das informações e inovações nas Câmaras Municipais são destaques em curso de Comunicação Legislativa

Evento aconteceu quarta-feira, 27 de novembro, em Nova Petrópolis e focou em networking e palestras com referências de comunicação institucional

Modernizar e democratizar as informações das Câmaras Municipais: Foi com este objetivo que 11 legislativos municipais participaram do curso Comunicação Legislativa na Serra Gaúcha, que teve como palestrante e ministrante o jornalista Sérgio Lerrer. A programação aconteceu no plenarinho da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis, a Acinp, e contou com a participação de 40 pessoas entre jornalistas, assessores e vereadores.

A primeira palestra foi com o jornalista Sérgio, que também é diretor do portal Pro Legislativo. Ele explicou que atualmente a principal função do setor de comunicação em órgãos públicos é pautar a imprensa e a população. “Temos que chegar diretamente à população de forma própria e direta. Virar meios de comunicação e suprir o que os veículos não conseguem mais fazer”, explicou. As outras duas palestras se deram por meio de videoconferências. O diretor da Agência Senado Flávio Farias falou sobre o papel da comunicação legislativa no combate às Fake News. “O excesso de informações não checadas é problema da sociedade. E é aí que a comunicação pública ganha o prestígio que ela merece”, enfatizou. Já a conversa com o diretor de comunicação da Câmara de Vereadores de Curitiba foi sobre as rotinas produtivas dos conteúdos. O conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado, Remnato Azeredo, participou da programação a fim de orientar os jornalistas sobre boas práticas para a comunicação legislativa.

A apresentação dos cases de câmaras inovadoras foi o ponto alto de interação entre os participantes. Candelária, Vacaria, Camaquã e Nova Petrópolis apresentaram suas experiências. A webtv da Câmara Vacariense é destaque no município pelo alcance entre a comunidade. Já Candelária organiza uma série de eventos institucionais a fim de aproximar a comunidade do Legislativo Municipal. Camaquã realiza uma intensa produção de conteúdo digital e em tempo real. Nova Petrópolis inovou em 2019 com a votação eletrônica.

O evento foi organizado pelo portal Pro Legislativo, Imagem Comunicação Política, Webde, prefeitura de Nova Petrópolis e Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis.