Portal Destaque
conteúdo do menu
conteúdo principal

NOTÍCIAS

21/11/2019

Nova Petrópolis sediará curso pioneiro de Comunicação Legislativa para a região serrana

O evento terá participações dos chefes de comunicação da Agência Senado e da Câmara de Vereadores de Curitiba

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Debater a comunicação pública e seus impactos na sociedade: Este é o objetivo do curso “Comunicação Legislativa na Serra Gaúcha”. O evento acontecerá dia 27 de novembro no plenarinho da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis. Ele é destinado para comunicadores que atuam em Câmaras Municipais, gabinetes parlamentares, vereadores, assessores, ativistas de partidos políticos, jornalistas em geral e também profissionais de comunicação de prefeituras. Pela primeira vez em Nova Petrópolis, a ideia é tornar a serra um polo de conhecimento.

O palestrante e ministrante das demais exposições é o jornalista e cineasta Sérgio Lerrer, gaúcho de Porto Alegre, radicado há mais de 30 anos em São Paulo. Atualmente trabalha no eixo São Paulo – Brasília. Ele afirma que as mudanças de ambiente de um município ou do país passam hoje pelo convencimento e engajamento da opinião pública por meio da comunicação. “O conceito de comunicação legislativa é recente, antes se conhecia como comunicação pública, visto que se precisa alcançar e impactar a opinião pública, divulgar mas também debater, e ser influenciadora de toda sociedade, por isso também é comunicação política.” Sérgio explica que existem muitas regras sobe o que não pode ser feito em comunicação pública e na política em si. Desta forma, o curso vem com a ideia de inspirar e ensinar o que pode ser feito. “Vamos ensinar a como tornar a relação com a sociedade melhor, de maior contribuição para os municípios e ter mais produtividade legislativa”.

O Curso será composto por aulas, dinâmicas, videoconferências e apresentação de cases de sucesso dos municípios de Nova Petrópolis, Candelária e Vacaria. Sérgio explicou que uma das principais abordagens será sobre o ambiente digital, que é fundamental para a atuação social e política. “É um instrumento fundamental para exercer protagonismo e estar próximo dos cidadãos”.

Mais sobre os palestrantes

Sérgio Lerrer é especialista em comunicação pública, já ministrou cursos em Brasília para jornalistas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, já atualizou e formou mais de mil profissionais de comunicação, vereadores, assessores e profissionais de relações parlamentares em comunicação legislativa. Além de toda esta experiência, o jornalista é fundador do Portal Pro Legislativo, através do qual realiza de forma pioneira Congressos Nacionais de Comunicação Legislativa (em São Paulo e Brasília), fórum de Redes Sociais no Poder Legislativo (em São Paulo) e Encontro de Jornalistas do Poder Legislativo (em Brasília).

De forma remota ao vivo, por videoconferência, participará o jornalista Flávio Faria, diretor da Agência Senado - agência de Notícias do Senado Federal – que irá explanar sobre a nova relevância dos sites de informação do poder público e da busca de formatos mais amigáveis para a comunicação digital. Flávio Faria tem implantado na Agência Senado uma renovação de transição do jornalismo off-line para o online.

Outra participação por videoconferência será a do jornalista Filipi Oliveira, diretor de comunicação da Câmara Municipal de Curitiba, considerado um case de inovação no setor legislativo. Ele irá falar sobe as ferramentas, estratégias e os conteúdos que utiliza, bem como sobre como modernizar a linguagem e formatos usados na comunicação do poder público com uma equipe enxuta.

O Conselheiro Substituto Renato Azeredo, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, também participará. A abordagem será sobre as questões de contas públicas e comunicação sob o ponto de vista de orçamento, utilizações, contratações e improbidades. Renato também mostrará perspectivas para 2020, ano eleitoral.

Cases da região

Complementando a grade de programação, participarão as Câmaras Municipais de Vacaria e Candelária, que serão cases de novos paradigmas que implantaram no setor de comunicação e informação. A Câmara de Vacaria investiu fortemente no uso da TV Web por redes sociais, com boletins e informes em tempo real, caracterizando um tele jornalismo digital. Já a Câmara Municipal de Candelária focou em ações para trazer a sociedade para frequentar o legislativo municipal, idealizando de forma sucessiva eventos para públicos diferentes e exposições em seu hall. Outro case já citado é o da Câmara Municipal de Nova Petrópolis, que apostou na tecnologia de informação, adotando uso de tablets para informatizar eletronicamente as votações, tornando digital grande parte de seu processo legislativo.

Fonte: Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis