12/11/2019

Moção contra a taxação de energia solar é aprovada

Vereadores Cláudio Gottschalk e Jerônimo Stahl Pinto, ambos da bancada do PDT, afirmam que a taxação é injusta e desestimula a utilização de energias renováveis.

Os vereadores da bancada do PDT Cláudio Gottschalk e Jerônimo Stahl Pinto, tiveram aprovada a moção 010/2019. Desta forma, eles se posicionam contra a consulta pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que prevê taxa pela utilização de energia elétrica gerada por painéis solares e demais fontes renováveis. De acordo com a justificativa, o Brasil tem potencial para se destacar no setor de energia renovável, mas, com a taxação, se tornará inviável qualquer progresso na área. “Em vez de estimular os brasileiros a optarem pela energia solar fotovoltaica, a Aneel propõe uma mudança que vai inibir quem deseja aderir ao sistema”, explicaram os vereadores. Cláudio e Jerônimo ainda explicaram que muitos consumidores acreditaram, investiram e contraíram empréstimos e financiamentos para instalar sistemas de energia fotovoltaica. “Investiram exatamente porque não pagariam taxas e colaborariam com o desenvolvimento sustentável, e agora serão prejudicados.”