05/11/2019

Aprovada indicação para que praças de brinquedos sejam adaptadas a crianças na primeira infância

Vereadora Kátia Zummach (PSDB) questiona a colocação de britas nas praças para crianças.

A indicação 043/2019 foi aprovada na sessão ordinária do dia quatro de novembro. De autoria da vereadora Kátia Zummach (PSDB), sugere que praças sejam adaptadas a fim de que tenham infraestrutura adequada para bebês e crianças na primeira infância. O objetivo da vereadora é que existam locais com áreas para exploração segura, desenvolvimento de habilidades motoras, promoção de saúde, bem-estar e interação social para pais e bebês. De acordo com Kátia, a sugestão também veio da comunidade. “Me disseram que os poucos brinquedos disponíveis para estas crianças, como os balanços, estavam com algo estragado e faltando cinto de segurança. Montei a indicação utilizando como base as sugestões da mãe de um bebê de um ano”, explicou a vereadora.

Foi sugerida a seguinte estrutura: A área da praça seria cercada e composta por um piso emborrachado, além de contar com balanços com cinto de segurança, rampas, túneis, escorregadores mais baixos e com menor inclinação, labirinto com cordas, caixa de areia, barras para segurar e andar, brinquedos para escalar, subir e descer com estrutura mais próxima ao chão, pneus, pula obstáculos, traves de equilíbrio, além de cavalinhos de mola ou fixos de madeira. Kátia ainda lembrou que a Prefeitura tem colocado britas nas praças, o que julga não ser o mais adequado. “Vi que, segundo as normas da ABNT, todas as superfícies de playground que tiverem contato direto com os pés devem ser macias, ou seja, de areia, grama ou piso emborrachado. Então baseado em que a Prefeitura está fazendo estas modificações?”, questionou a vereadora.