16/10/2019

Empresa Gaúcha de Rodovias explana sobre obra da rótula no Pousada da Neve durante sessão ordinária

Obra está próxima ao prazo de finalização e é considerada o maior investimento da EGR em 2019.

Uma sessão que promoveu o diálogo e a apresentação em detalhes de uma das obras mais importantes para o trânsito de Nova Petrópolis: A rótula do bairro Pousada da Neve. Ainda em construção, ela já se aproxima dos detalhes finais. O presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias, Urbano Schmitt, e o engenheiro Luiz Fernando Vanacor, tiraram dúvidas dos vereadores e da comunidade e falaram sobre questões importantes que levantaram dúvidas e polêmicas.

Um dos aspectos mais comentados sobre a obra é a calçada. Vanacor afirmou que o passeio público será alargado e terá gradis, espécie de cercados gradeados, como forma de proteção aos pedestres. “Ali tem um desnível de sete metros, por isso colocamos a defensa (guard-rail) entre a estrada e a calçada. A calçada vai ficar com 2,30 metros. Vamos colocar guarda-corpo com 1,20 metro de largura e um metro de altura, sendo suficiente para manter a segurança”, explicou o engenheiro. Sobre rampas de acesso para cadeirantes, ele afirmou que elas serão colocadas quando o trabalho com maquinário pesado terminar.

Entre as principais modificações ocasionadas em virtude da rótula está a mudança de fluxo na Rua Caxias do Sul, que passará a ser via de mão única, o que possibilita apenas a saída do bairro. Outro ponto comentado durante a explanação é o gradil colocado em cima da calçada, próximo à parada de ônibus. De acordo com o engenheiro, embaixo do buraco coberto pela grade há uma caixa da Corsan que não pode ser encoberta por concreto. Desta forma, não se trata de boeiro. “Ali tem uma adutora da Corsan. Temos que deixar esses locais visíveis por causa da atuação da Corsan”, disse Vanacor.

A obra terá um custo total de R$ 3.616.537, 77. Segundo o presidente da EGR, Urbano Schmitt, este é o maior investimento da empresa em 2019. “Se formos pensar, a gente podia ter feito um bom trecho de terceira pista em direção à Gramado, mas se optou por melhorar a situação daquele local. Não teria nenhum outro motivo para fazer esta obra, se não o de melhorar aquela situação”, finalizou.