01/10/2019

Projeto de lei que propõe mudança no repasse de verbas para o transporte universitário é aprovado

O rateio entre os alunos será feito com toda a verba recebida pela associação e de forma igualitária.

Na sessão ordinária do dia 30 de setembro os vereadores aprovaram o projeto de lei 051/2019. A matéria tem o objetivo de alterar a Lei Municipal 3.484/2005, que trata sobre o repasse de verbas da Prefeitura para a Associação de Universitários de Nova Petrópolis, a Aunp. Atualmente a lei prevê repasse de até 55% do valor das passagens para estudantes universitários. Com a alteração, este limitador foi retirado. Desta forma, a associação terá mais liberdade para realizar o rateio de toda a verba recebida entre todos os usuários das linhas.

A presidente da entidade Letícia Ribeiro defendeu o projeto durante a sessão. Ela enfatizou a importância de promover este tipo de auxílio aos estudantes, uma vez que muitos desistem de cursar o ensino superior em virtude dos altos custos. “O auxílio financeiro para os estudantes facilita substancialmente o acesso destes ao ensino superior e profissionalizantes. O uso de transportes coletivos traz apenas vantagens.” Letícia também informou que o número de associados da Aunp caiu de 500 para 300, o que torna o transporte mais caro a quem o utiliza. “Muitos desistem do sonho de se profissionalizar em virtude dos altos custos. Eles tem a diminuição de seus recursos disponíveis para investir na própria educação”, explicou.

Com a aprovação da lei, haverá um incremento do repasse aos estudantes, pois pretende-se que o rateio entre eles utilize a integralidade da verba disponível, o que garantirá a divisão igualitária da verba.