18/06/2019

Indicação para visitas pet no Hospital Nova Petrópolis é aprovada

Indicação já fornece uma série de que itens a serem seguidos para tornar as visitas seguras para pacientes e animais.

Na sessão ordinária do dia 17 de junho os vereadores aprovaram a indicação 018/2019. Encaminhada pelo vereador Daniel Michaelsen (MDB) sugere a liberação da entrada de animais de estimação no Hospital Nova Petrópolis para realizar visitas aos pacientes. Os animais podem ser dos próprios internados ou de instituições, associações e Organizações Não Governamentais (ONG’s). “Antes de entrar com a indicação levei a ideia para o hospital e para o Focinho Amigo para ver se teriam interesse. O principal objetivo é a recuperação do paciente”, explicou o vereador. Daniel ainda ressaltou que a indicação foi construída com inspiração em um projeto que já acontece no Hospital Geral de Caixas de Sul há mais de um ano. Uma reunião foi realizada na instituição a fim de conhecer um pouco mais do projeto “Visita dos Amigos Pets”. Quem recebeu Daniel e representantes do Hospital Nova Petrópolis e do Focinho Amigo foram Gicela Bortoluz, gerente operacional do Hospital Geral de Caixas do Sul, e Sandro Junqueira, diretor geral. No encontro, o protocolo das visitas foi apresentado, bem como a estrutura de um dos locais onde as visitas acontecem.

A indicação do vereador ainda traz sugestões de procedimentos para garantir a segurança dos pacientes e dos animais durante os encontros. Cães e gatos deverão utilizar guias e ser transportados dentro de caixas adequadas, bem como estar higienizados, vacinados e com laudo veterinário atestando boa saúde. Demais animais de estimação deverão ser transportados conforme a necessidade. A indicação também sugere que o hospital fique autorizado a criar normas e procedimentos próprios para organizar o tempo e o local de permanência dos animais para a visitação dos pacientes internados. O vereador sugere que a visita seja agendada mediante solicitação dos interessados e que tenha autorização médica. O local da visita poderá ser definido pela instituição.