14/05/2019

Indicação para implementação do IPTU Verde é aprovado por vereadores

Sugestão é de que moradores que tomem atitues sustentáveis tenham desconto no imposto.

O vereador João Paulo de Macedo Viana (PSB) teve a indicação 016/2019 aprovada com unanimidade na sessão ordinária do dia 13 de maio. Ele sugere a elaboração de um projeto de lei para implementar o IPTU Verde em Nova Petrópolis. De acordo com João Paulo, já existem cidades brasileiras que aplicam este benefício ao imposto e que cada uma se organiza de uma forma. “Todas remetem à busca por cidades mais sustentáveis”, explicou.

O vereador sugere que os descontos sejam aplicados a quem atentar à acessibilidade das calçadas, arborização dos pátios, áreas permeáveis, sistema de captação e reutilização de água da chuva, utilização de energia eólica ou solar, separação dos resíduos e construções com materiais sustentáveis.  “Não é uma renúncia de receita para o Município. Assim se movimenta a economia da cidade seja na área de construção civil, jardinagem, empresas de energia fotovoltaica. Ganhamos nesse lado”, afirmou Ceará.