02/04/2019

Vereador Cláudio Gottschalk é afastado por 30 dias em medida punitiva conforme Código de Ética

Vereador retorna dia 1º de maio. O projeto de resolução foi aprovado com unanimidade.

Na sessão ordinária do dia 1º de abril os vereadores aprovaram um projeto de resolução que prevê o afastamento do vereador Cláudio Gottschalk (PDT) pelo período de 30 dias por meio de um processo ético-disciplinar.  A punição deve-se à fala do vereador na sessão ordinária do dia 7 de março em que afirmou que “mulher decente não dá problema. O problema são as chinelonas.” De acordo com o relatório da Comissão Única de Pareceres “com base no processo ético-disciplinar 01/2019, onde a comissão composta pelo presidente vereador Rafael Lüdke, relator vereador Nei Schneider e secretário vereador Rodrigo Santos, por unanimidade, emitiram parecer entendendo aplicar-se a pena máxima prevista no Código de Ética.” O início do afastamento se dá a partir de hoje, 2 de abril e Cláudio poderá retornar em 1º de maio. Um vereador suplente assumirá durante este período. Como Cláudio é 1º secretário, o segundo, Oraci de Freitas (PP) assumirá. Na próxima semana eleição para segundo secretário será feita.

Cláudio se manifestou após a votação e disse que acredita merecer a punição e que não soube se expressar. “Ganhei 30 dias de suspensão, mas vou representar o povo de Nova Petrópolis nesses dias. Sou humano, também erro. É um aprendizado.”